terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra

Hoje é um dia muito especial, o dia mundial da Terra.
Dia que devia ser festejado todo o ano com atitudes protectoras do ambiente. Mas, apesar dos esforços a nível pessoal, deparamos com uma educação ambiental caótica.
Por mais que a escola se esforce com debates, resmas de documentos escritos, de pesquisas feitas, de imagens denunciadoras e filmes didácticos tudo parece continuar igual. Não são visíveis os esforços feitos pelos educadores com estas novas gerações. Continuamos a não separar os lixos e, quando o fazemos, chegamos aos ecopontos que extravasam de conteúdos acumulados, misturando pelo chão vidros, plásticos, caixas, mobiliário partido e outras coisas indizíveis.
A ideia idílica dos piqueniques sobre frescos relvados já passou à história… impossível realizá-los no meio de resíduos deixados pelos cãezinhos, levados a passear, garrafas de cerveja abandonadas, plásticos e plastiquinhos, papel e papelinho e mais não se diz…
Quanto ao ar que respiramos, nos meios urbanos, temos ai a prova evidente da contaminação na quantidade de doenças respiratórias e alérgicas que miúdos e graúdos manifestaram neste Inverno.
Educação ambiental?! Quando será encarada com consciência?
Avós, pais, professores, políticos, que podem mudar as novas gerações, quando tornam visível esse empenho?
O planeta Terra só mudará quando todos investirem na sua cura!!

A propósito:

O Dia da Terra foi criado em 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson lançou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
É festejado a 22 de Abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrá-lo.

Nota-se alguma diferença?

Sem comentários: