segunda-feira, 21 de abril de 2008

Rituais de Bairro

Todas as manhãs se cumpre o ritual. Depois do pequeno-almoço, pega-se na sacola e desce-se até à rua quer faça sol ou chuva, quer se acorde vigorosa ou mais deprimida, para desentorpecer as pernas, ver gente…
Temos muitos cafezinhos neste bairro, mas, desde sempre, estabelecemos uma certa simpatia por dois deles, um mesmo ao virar da esquina da rua, outro mais adiante. Escolhemos aquele que no dia apetece mais. Nesses cafés encontramos muitas pessoas que fazem as nossas rotinas, tomam a bica, uma “miniatura “ (bolo em tamanho reduzido) para o café não cair sozinho!!!
Encontramos grupos de pessoas reformadas que põem a conversa em dia, outras que lêem o jornal diário e outras que vão para comentar com os funcionários as últimas novidades.
Por sorte estes cafés têm um pessoal afável que nos trata como gente da família. E as pessoas mais solitárias cumprem o ritual de ir falar com os seus “amigos”.
Os pequenos bairros são assim, felizmente, somos acolhidos com algum afecto e respeito o que nos dá grande tranquilidade.
Tomada a bica e trocados os sorrisos do dia iniciamos uma caminhada pelas ruas, parando em alguns locais para ver a montra das boutiques, as flores na florista, os títulos dos jornais do dia na tabacaria. Depois, se levamos no bolso uma lista de compras para a casa, fazemos a ronda do mercado, do supermercado, da farmácia etc…
Bom, a manhã vai-se num instante!...
Conclusão, este ritual quase que obrigatório é um modo de energização da nossa vida activa. Para quem se reformou recentemente, habituada que estava a horários rotineiros, com tarefas diárias para cumprir, não deve ficar em casa «amolengando». É preciso comunicar, andar e preparar uma série de projectos para continuar a aprender coisas novas. Aprender línguas novas, frequentar a piscina ou o ginásio, fazer caminhadas, evoluir na aprendizagem de novas tecnologias, aprender a criar seja com a palavra, o desenho, a pintura ou até a música. Muitos dos nossos talentos ficaram esquecidos no passado por falta de tempo ou de oportunidade.
A reforma não deve ser um estado de paragem, há muita vida ainda para viver e é preciso continuá-la saudavelmente.
Para quem quer aprender mais sobre evolução espiritual poderá hoje ter acesso a novas experiências, as quais podem trazer paz e serenidade, fazendo compreender a razão da nossa passagem por este planeta.

1 comentário:

SPES disse...

Essa foto é inconfundível minha tia linda! Continua a atingir as pequenas GRANDES metas a que te tens proposto sempre com muito sucesso. Ainda bem que a minha vinda para Londres só tem trazido coisas boas e avanços inacreditáveis.Se calhar a mudança não é na minha vida mas nas vossas eheheheh