sexta-feira, 16 de maio de 2008

As novas formas de correspondência

Há poucos anos era frequente ouvir dizer: “as pessoas já não escrevem longas cartas, o telefone resolve tudo”. E lamentavam-se os novos hábitos.
Nas férias ainda se enviavam postais com as vistas mais significativas dos lugares de veraneio e no regresso mostravam-se álbuns de fotografias ou até, grande maravilha da tecnologia, filmes. E guardava-se tudo, em gavetas, caixas, estantes …

Hoje parece ter-se voltado a comunicar por escrito: mensagens sms, mails, blogs. No caso dos blogs, a escrita não tem, a maior parte das vezes, destino certo, o que dá a impressão de ser uma forma de catarse, de desabafo.
Pior é quando os autores se sentem impunes e, escondendo-se no anonimato possível, insultam, difamam, espalham boatos… Mas são talvez inconvenientes menores face à grande facilidade de comunicação e informação que a Internet proporciona.
E depois podem nem ficar vestígios – a tecnologia falha, estraga-se o disco, não se fizeram cópias… É o cérebro/computador pessoal que guarda ou não o que tiver de ser lembrado se o nosso “disco” permanecer sem avarias – até que, no futuro se descubra como fazer cópias de segurança.

Ainda acumulo cartas, fotografias, filmes de 8 mm, VHS’s …Ainda faço cópias de segurança de mails e de fotografias que terão o mesmo destino inerte dos materiais em papel …


Sem comentários: