sexta-feira, 2 de maio de 2008

CRIANÇAS MAL EDUCADAS

Um professor do 1º ciclo tenta acalmar uma criança muito irrequieta ( malcriada?) “prendendo-a” à parede com fita cola – “ por brincadeira”, disse.
A mãe apresentou queixa porque o inocente terá sido humilhado.
A Presidente do agrupamento já investigou e admoestou o professor (!)
O professor não repetirá a brincadeira e vai deixar o menino portar-se na aula pior do que os outros – “ o que é injusto”, disse.

Um incidente esclarecedor de como os intervenientes na educação fazem o que podem para deseducar … à excepção do professor, claro ( um jovem professor que, espero, não se deixe amedrontar por pais que não são responsáveis pela educação dos filhos e por superiores hierárquicos que têm medo de tomar decisões firmes e responsáveis). Não estou a fazer a apologia do castigo mas não é possível dar a crianças o direito de fazer o que lhes apetece em qualquer lugar e com qualquer adulto. Uma criança que cresce sem conhecer os limites, hoje perturba as aulas, amanhã bate nos colegas e nos professores e depois bate nos pais … Só nessa altura esses pais se lamentam e dizem “não saber” porque é que os filhos são tão rebeldes.

Que tal estimular a feitura de vídeos para divulgação exaustiva pela comunicação social , para dinamização de debates sobre a autoridade dos professores, o poder sancionário das escolas, a intervenção dos pais? Será que só assim se analisam casos como o do professor que “prendeu” uma criança com fita-cola porque ela retirava aos colegas o direito de aprender ?

Só assim, sem “espectáculo”, este incidente não merece reparo e ficará só na memória do professor .

1 comentário:

maninhalena disse...

Parabéns pela coragem da denúncia e pelo apelo a repensar a educação... assino por baixo!
Um beijo e... obrigada por tudo. :)