quinta-feira, 5 de junho de 2008

Barack Obama

Barack Obama ganhou as primárias americanas e é hoje o candidato democrático à presidência dos Estados Unidos.
Martin Luther King, onde quer que esteja, deve sentir que o seu sonho de ver caminhar de mãos dadas crianças negras e brancas tem vindo a dar passos e este é só mais um deles. Há muito caminho a percorrer. Espera-se que Obama, como herdeiro desse sonho, saiba agir interna e externamente no sentido da paz e não da guerra – apesar das pressões dos lobis (do petróleo, do armamento, …).
Mas é bom que tenhamos consciência que o racismo e a xenofobia não são apanágio dos homens brancos - veja-se o que se tem passado nas comunidades africanas, em quase todos os países. Temos todos que dar passos no sentido da tolerância, da aceitação das diferenças, do respeito pelas culturas e saberes de todos os povos, da tomada de consciência que esta Humanidade tem raízes comuns – mesmo que tenha havido um toque divino.

Se Barack Obama é o candidato democrata, espero que seja o novo Presidente dos Estados Unidos e que os deuses o iluminem porque o papel desse país no Mundo é importante mas tem de mudar.
Dizem tradições Maias, recentemente recordadas por outros “mensageiros”, que em 2012 se fecha um ciclo para esta Humanidade – não será o “fim do mundo” como outros profetizaram mas a mudança de paradigmas. Que responsabilidade para quem detiver o poder!

Nota: lembrar que, no Zimbabué, o líder da oposição foi preso quando fazia campanha para a 2ª volta das eleições, cuja 1ª volta ganhou.
Os defensores da democracia assistem …

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde o começo q. estou a torcer por Obama! Ñ o conheço bem.Terei q. me informar bem.Mas queria vê-lo á frente da América. Há dias q., qdo o olho, penso no que poderá acontecer! Tenho muito receio disso.Depois afasto essa ideia, pq. a vontade é muita.Será q. os "homens" mudaram de Novembro de 63? oxalá!! Que Deus o proteja!! Abraço. isa.