quinta-feira, 26 de junho de 2008

UFFF! JÁ ESTÁ FEITO!


UFF! Acabou o meu ano escolar e respiro de alívio. Já estou de férias!
Fiz ontem o exame final de Italiano e, como vai sendo hábito este ano, também eu, como aluna, posso dizer que a prova de exame foi mais fácil do que as que realizei durante o ano lectivo. Mas, que importa, o essencial é que está feito e, independentemente do resultado, que só sairá daqui a uns dez dias, fiquei contente com a prova: primeiro porque cumpri uma das tarefas a que me propus, assim que me «aposentei» - odeio este verbo mas é o que existe porque «reformada» também não me satisfaz, cheira a arrumada numa prateleira e isso não estou, acreditem; em segundo, porque estou a realizar um sonho antigo de aprender esta apaixonante e melodiosa língua e em terceiro, porque, como já disse há uns tempos, foi bom voltar à escola, sentir o lado de lá, viver a situação daquele que aprende e também porque tive, como colegas, pessoas bastante interessantes, de diferentes idades e profissões, com motivações e interesses bem variados e, todos soubemos conviver de forma muito saudável e mesmo divertida. Muitas e boas gargalhadas dei nas aulas com situações bem engraçadas pelas quais passámos, sempre com a cumplicidade das duas professoras que tive, uma em cada semestre.
Ontem, como qualquer estudante em dia de exame, senti um friozinho na barriga, um bater mais acelerado do ritmo cardíaco, um turbilhão de ideias, palavras, regras gramaticais e de ortografia e o pavor de …ter uma branca! Éverdade, já nem sabia bem como era, mas que elas, as brancas, existem lá isso é verdade! E também me preocupei com as duas canetas, não fosse uma falhar, o lápis e a borracha mais o papel de rascunho e…embora tenha chegado em cima da hora da chamada, ainda troquei umas palavras de nervosismo, de estímulo e boa sorte com os colegas que enchiam por completo o acesso à Sala Pirandello, a minha sala de todo o ano!
Depois, lá pus em prática as normas que sempre quis passar aos meus alunos – ler o texto todo, devagar, não ter pressa em responder, tudo com muito cuidado, muita atenção às armadilhas, convocando toda a concentração, todos os meus sentidos sem me esquecer dos anjinhos da sabedoria. Depois… foi trabalhar, de forma empenhada durante cerca de uma hora e meia…e dar por acabado o trabalho de um ano inteiro!
Em Outubro, se tudo correr bem, lá estarei, no regresso às aulas, de livro novo, caderninho e canetas a estrear e a alegria de voltar à escola!
Buone vacanze a tutti!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que bom!!Fiquei tão contente!! Para o próximo ano,vais estrear caderno,caneta,com tanto ou mais entusiasmo!Até amanhã,se Deus quiser!Bjo*** isa

Rosa dos Ventos disse...

Querem ver que a Miluzinha também anda a exigir facilidades "em casa alheia"? .-))
Acho que já o referi aqui.
Tive um ano de italiano como opção, na faculdade, há que séculos. Há talvez cinco, seis anos voltei a ter um curso intensivo, mas quem não pratica esquece tudo.
É o meu caso...
Parabéns antecipados de uma também recém "desactivada".

Abraço

goiaba disse...

Tenho de reconhecer a tua determinação, persistência no enfrentar da cidade manhã cedo e de transportes públicos para ir às aulas de italiano. E as horas de estudo! Fico cheia de remorsos porque devia fazer o mesmo com o inglês que bem precisava de melhorar ...
O que não posso estar de acordo é com os exames serem mais fáceis do que o que se esperava... Porque é que os exames hão-de ser mais difíceis do que os níveis exigidos na aprendizagem?
Agora, vizinha, Boas Férias que o próximo ano lectivo é já aí.
Bjo

SPES disse...

Este post é tão "signo virgem" e tão "professora do signo virgem" Eheheheh :D
Mas mesmo com todo o nervosismo e percauções a nota foi brilhante!
Uma nota excelente que prova que nunca se deve desistir daquilo que queremos REALMENTE fazer!