terça-feira, 15 de julho de 2008

A LOJA DOS SONHOS



HARRODS é a tradicional loja de departamento britânica que ocupa cerca de 92 mil m2 destinados a compras e fica situada num magnífico edifício vitoriano, numa das mais chiques zonas da cidade, constituindo, sem dúvida, um dos ícones de Londres.
A loja dos sonhos gaba-se de poder satisfazer o pedido de qualquer cliente, mesmo que a mercadoria que procura seja, por exemplo, um leão vivo. Aliás o lema do Harrods é Omnia Omnibus Ubique – “Todas as coisas, Para todas as pessoas, em todos os sítios»
O Food Hall (restaurantes de várias cozinhas) é famoso em todo o mundo.

De acordo com o folheto que consultei, estes armazéns começaram na zona pobre de East End, a leste de Londres, antes do reinado da Rainha Vitória.
Em 1835, Charles Henry Harrod, comerciante de chás e outros artigos, começou a administrar uma loja em Knighsbridge, junto ao Hyde Park e passou a vender também fórmulas medicinais, perfumes, frutas e vegetais.
Enquanto Knightsbridge, que viria a tornar-se um dos centros do consumo de luxo em Londres, se ia desenvolvendo, muitas lojas adjacentes foram compradas pela Harrods.
Em 1861, a loja passa por uma transformação, quando o filho de Harrods, Charles Digby Harrod, assume o controle da empresa.
No dia 6 de Dezembro de 1883, um incêndio destrói os edifícios do armazém, dando a oportunidade à família Harrod de reconstruir a loja, alargando-a.
Em 1895, foi instalada na loja uma escada rolante de madeira, segundo relatos, a primeira da história. Nessa época, a loja já estava muito maior e vendia uma infinidade de produtos.
Finalmente em 1905, terminou a reformulação total do actual edifício.
A Harrods foi comprada pelos empresários egípcios Mohamed e seu irmão, Ali al-Fayed, em 1985 por £615 milhões. Desde então, o espaço de venda tem vindo a ser aumentado constantemente.
Os seus funcionários são muito atenciosos e têm todos, na lapela dos casacos, o nome e o idioma que falam, permitindo assim uma melhor comunicação com turistas.
Mas o grande espectáculo acontece no período da noite, quando toda a fachada dos armazéns, em terracota, é iluminada por mais de 12 mil lâmpadas, das quais 300 são trocadas todos os dias.
A Harrods também oferece serviços exclusivos como alfaiate, oficina de relógios, spa, salão de beleza, barbearia, serviços financeiros, farmácia, entre outros, chegando a receber mais de 300 mil visitantes nos dias de maior movimento.
Desde sempre que as cores verde e dourado se tornaram sinónimo de qualidade, serviço e exclusividade.

Como era o dia do aniversário da K., passámos momentos engraçadíssimos, visitando apenas uma parte da loja, descobrindo recantos, escadarias, lustres, expositores originais e demo-nos ao pequeno luxo de comer uma soberba taça de gelado cuja qualidade, apresentação e sabor, tão depressa não esqueceremos.
Aqui ficam algumas imagens de recordação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais um momento muito bem "contado"
Fotos "expressivas"!! Gostei.É sp. gostoso uma visita, ainda por cima com coisas boas para saborear!! Bjo.
isa.

goiaba disse...

obrigada pelas informações que não tinha sobre esses famosos "armazéns". Bjo

SPES disse...

Aiiii aquele gelado...!