quinta-feira, 10 de julho de 2008

“Não sei mais do que um miúdo de 10 anos”

É um programa da RTP1, já em 2ª série, o que deve querer dizer que é muito apreciado. Não acho graça e, sem ter consultado psicólogos ou pedopsiquiatras, parece-me nocivo para as crianças, ridículo para os adultos e deprimente para quem vê.
É verdade que uma grande parte dos espectadores de sofá adoram ver os que estão no ecrã errar, ter dúvidas sobre questões que eles, em casa, sem tensão competitiva, podem saber ou fingir que sabem. Mas, o que faz correr quem vai a esses concursos? O dinheiro?! Ou serão almas masoquistas ou gente desejosa de se ver na televisão ou ingénuos insensatos?
Claro que há questões que as crianças sabem e os adultos já não se lembram ou não aprenderam da mesma maneira. Claro que há ignorância que brada aos céus. Mas, que necessidade há em fazer crescer a autoestima das crianças à custa da desvalorização da imagem do adulto? E quando os adultos são os seus pais? Será importante que se julguem com mais conhecimentos do que os adultos? Quem é que lhes vai ensinar a diferença entre “conhecimentos” e “sabedoria”? E que influência podem ter estes programas nos jovens que se julgam detentores da verdade e depreciam a sabedoria dos mais velhos, olhando-os como quem sabe menos do que uma criança de 10 anos?
Estas reflexões devem-se com certeza à minha idade e à mania de não conseguir ser acrítica e tolerante face ao que vejo, ouço ou leio (quando era pequena ofereceram-me um potinho com três pequenos macacos, tapando com as mãos os ouvidos, a boca e os olhos; eram de barro e eu parti-os logo…)


3 comentários:

ZIA disse...

Totalmente de acordo contigo e tenho estranhado a apatia da opinião pública pois não tenho encontrado vozes como a tua a denunciar este tipo de concurso. Ainda por cima, a maior parte das vezes, as perguntas surgem mal formuladas e dúbias... pobres criancinhas que saem dali muito convencidas...
Continua sempre atenta, abraço
ZIA

irene andrade disse...

subscrevo tudo o que disseste. Não sei a quem serve um programa destes.Às crianças ilude-as; e aos adultos torna-os imbecis. A quem vê
não chega para conformar a esperança de saber.Infeliz e deseducativo.Subscrevo igualmente o comentário de Zia.

Rosa dos Ventos disse...

Subscrevo os dois comentários anteriores!

Abraço