segunda-feira, 14 de julho de 2008

Nova capital para Angola?


Não sei se a informação é verdadeira. Gostaria que não fosse.
Disseram-me que o presidente de Angola encomendou ao arquitecto Óscar Niemeyer o projecto de uma nova cidade para capital de Angola. Não no centro do país mas um pouco a norte da actual. Uma nova Brasília sem a “justificação” da centralidade geográfica. Será possível?
A informação foi confirmada pelo autor de um blog em que confio, acrescentando que, já em 2003/2004, tinha sido proposto, a um arquitecto angolano, um projecto para uma cidade-capital, a sul de Luanda: Angólia ou Nova-Luanda.

Não chega a José Eduardo dos Santos, os aviões privados, a família controlando os diamantes e muitos outros negócios lucrativos, as casas em diversos lugares da Europa para a família e “amigas”, a corrupção nos negócios de petróleo e outros? Será que também quer construir uma capital para as elites poderem viver em paz, sem vendedores nem crianças de rua?
Claro que há eleições mas isso pode não ser problema. A actual legislatura de 16 anos (!!) termina a 15 de Julho, com eleições marcadas para 5 de Setembro.
Mas todo o processo eleitoral já foi armadilhado: limitações nos tempos de antena da única TV (do Estado), entraves ao funcionamento livre de várias rádios independentes, criação de um “canal internacional” para melhor manipular as comunidades emigrantes, …
Mas, talvez não seja verdade e a notícia corresponda apenas a um desejo que deve ser julgado pelos angolanos. Talvez o novo governo saiba investir o necessário para dar uma vida melhor a um povo tão sacrificado, paciente e, apesar de tudo, com esperança.
Haja esperança!
Goiaba

3 comentários:

Anónimo disse...

Goiaba,
Plenamente de acordo consigo, devem concerteza ter melhores investimentos a fazer em Angola. Eu também ouvi essa notícia, no teloejornal há algum tempo. Começo a suspeitar que seja verdade, foi orgulhosamente noticiada, tal como em Portugal orgulhosamente se noticiaram a construção dos estádios há uns anos.
Um abraço.

Anónimo disse...

Infelizmente,não me espanta.
O presidente mudou tanto,que nada me causa admiração. Revolta? Sim.Um país riquíssimo,nas
mãos duma família e de uns tantos.
Sim, é sp. preciso uns tantos...mas
poucos.Até quando?
Abraço. isa.

peonia disse...

Não é possível! Vivemos num mundo louco! Como se os problemas dos angolanos se resolvessem com uma nova capital!...
Apetece-me aconselhar a leitura de "Predadores", um retrato da nova Angola...