sexta-feira, 11 de julho de 2008

Três locais imperdíveis, em Londres


Ao chegar ao Covent Garden, recordei a genuína Eliza Doolittle em diálogo aceso com o Professor Higgins e o Colonel Pickering, na deliciosa « My Fair Lady», adaptação da obra de Bernard Shaw.
Covent Garden, é um edifício antigo onde funcionava um dos maiores mercados da cidade. O local foi restaurado e agora é um dos pontos turísticos mais animados de Londres. Aos domingos, transforma-se numa das principais opções de visita da cidade, com muita gente, música ao vivo, apresentações teatrais, restaurantes, pubs, artesanato e muitos produtos típicos à venda.
Num pequeno restaurante existente na parte central do mercado, são servidas as tradicionais batatas assadas à moda Inglesa, com diversos tipos de recheio, para além dos gelados e das gauffres.

Portobello Road é um dos mercados de rua mais procurados, em Londres. É excelente para encontrar e comprar curiosidades, antiguidades, roupas informais e quinquilharias diversas. Mergulha-se num mar imenso de gente das mais diversas raças e proveniências, muito colorido com tendas cheias de produtos alimentares, roupas feitas à mão, artesanais, bijutaria, flores e frutas, lojas de música com sons diversos, galerias de arte, barracas de comida feita, que é consumida em pé para não se perder pitada…o passeio demora ou antes, leva bastante tempo, dependendo do ritmo de quem o visita…
Descobrimos uma esplanada de um pequeno restaurante, mas o sol era bastante forte a essa hora e decidimos comer no interior e recordei os versos de Caetano Veloso «I walk down Portobello Road…I´m alive…». Foi um momento único!


Notting Hill, o famoso bairro que deu o nome a uma comédia leve mas inteligente e irresistível com Julia Roberts e Hugh Grant nos protagonistas. É um bairro londrino tradicional e cheio de edifícios característicos, em que o branco das fachadas casa na perfeição com o negro dos telhados, dos gradeamentos e das portadas das janelas. É um conjunto muito equilibrado, sempre movimentado, sempre romântico, sempre mágico…
E logo nos deu vontade de rever o filme, para recordar a famosa banda sonora e a operação de charme entre os dois excelentes actores, de forma a convencer os espectadores de que é possível conciliar dois mundos tão diferentes, o de uma famosa estrela de cinema americano e o de um livreiro falido, classe média e tímido, já que tudo se desenrola nesse bairro londrino.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!Excelentes fotos e excelente texto,q. me levaram até lá.Então o mercado...maravilhoso.Chegou cá o cheirinho a legumes e frutos.bjo. isa.

goiaba disse...

Adorei o passeio ... quero mais!
Abraço vizinha

peonia disse...

Apetece-me seguir este itinerário, à procura dessa Londres marcada pela vida de gerações e gerações!
Venham mais "crónicas" dessa viagem!...

SPES disse...

Aqui fica uma dica da guia...
As batatas assadas chamam-se Jacket Potatos e além de serem consumidas em Covent Garden, o mercado típico de Londres, são consumidas em quase todos os pubs. Uma verdadeira iguaria utilizada pelos ingleses para acalmarem o estômago entre as várias pints de cerveja que vão consumindo ao fim da tarde.
É verdade, Londres é rica, é cosmopolita, liberal e ainda assim tradicional. É uma cidade fantástica!