segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Boas Notícias (3)


- «A Santa Casa da Misericórdia e a Câmara de Oeiras estão a realizar, na praia de Paço de Arcos, rastreios cardiovasculares, de obesidade, da próstata, de memória e de higiene oral, para além de sessões sobre cuidados a ter com o sol» (DN, 10-08)
Um exemplo que devia ser seguido por outras autarquias.
- «Até ao dia 12 de Setembro e no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Museu do Traje tem patente uma exposição que permite conhecer os países do mundo, onde se fala português, descobrindo as suas gentes, histórias, tradições, jogos, música, danças e gastronomia.
De 11 a 24, Macau; de 18 a 22, Moçambique; de 25 a 29, Portugal Intercultural; de 1 a 5 de Setembro, S. Tomé e Príncipe e de 8 a 12, Timor.» (DN, 10-08)
Pode ser um pretexto para visitar o museu e os seus jardins.


- «A implementação do “web check-in” nos aeroportos de Lisboa e Porto levou a companhia Lufthansa a distinguir os serviços em Portugal com a mais alta distinção anual, o Quality Award 2007.» (Expresso/Economia, 09/08)
Inovação, rapidez e eficiência que já pude confirmar com satisfação.
- A procura de produtos biológicos está a aumentar: Portugal tem cerca de 10 mil consumidores regulares, 45 mil consomem produtos bilógicos ocasionalmente e 100 mil já o fizeram pelo menos uma vez. (informação da Interbio)
- «Em Alcochete, e da responsabilidade do grupo RAR, está a nascer a maior estufa da Europa, com 7 hectares, para a produção biológica de tomate.
O grupo RAR, de capitais ingleses, já detém outras estufas na região e é líder, no Reino Unido e em Portugal, na comercialização de saladas.» (Expresso/Economia, 09/08)
- No Fundão há um cerejal, 100% de produção biológica, o maior da Europa. O agricultor Carlos Mendes, em parceria com técnicos da Universidade de Coimbra e um informático e consultor belga, desenvolveu técnicas de gestão que incorporam “software” sofisticado: as árvores têm “chips” incorporados e todas as operações de rega, colheita ou colocação de adubos, são controladas e geridas por um sistema central. “ Agora as árvores podem falar comigo”, diz o agricultor. (Expresso/Economia, 09/08)
- «Na Amadora, um artesão construiu, em miniatura, a sua aldeia de Trás-os-Montes, Cidadelha de Jales, Vila Pouca de Aguiar. Trata-se de uma exposição construída ao longo de 24 anos por Albano Silva que é motorista e se ocupa da preservação da sua terra natal para que a memória não se perca, já que na aldeia já quase não resta ninguém. Em ponto pequeno podem ver-se habitações, quartos de dormir, salas de refeição, adegas, a escola primária, carros de bois com pipas e animais que puxam os carros, entre muitos outros aspectos. – Museu do Silva, no casal da Mira) (DN, 10-08)

- O Clube dos Livros em parceria com a ENTREAJUDA (http://www.entreajuda.pt) e as livrarias Bertrand lançaram uma campanha: “Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados, entregue-os no Livrão”. Há “Livrões em diversas escolas, nas livrarias Betrand, agências da CGD, lojas Pingo Doce e Feira Nova.
- O - projecto “Galileu”, sistema de posicionamento global da Agência Espacial Europeia e da União Europeia – tem «pais» portugueses e consiste num sistema de antenas, distribuídas ao longo do Equador e do Pólo Norte que deve estar em funcionamento em 2112. Nessa altura, os 30 satélites do projecto”Galileu” vão receber informação a partir dessas antenas.



Sem comentários: