sábado, 13 de setembro de 2008

Estimular a investigação: um objectivo do ensino das Ciências

Um trabalho, sobre a eficácia de fungicidas naturais no tratamento de alimentos, valeu a duas jovens alunas da Escola Secundária do Fundão uma viagem de estudo aos Alpes suíços e a participação na 19ª semana Internacional de Investigação da Vida Selvagem. São elas, Ana Mafalda Correia e Mª Patrocínio Polana.
A ideia para o trabalho que desenvolveram surgiu de um problema sentido pelos pais da Mª Patrocínio: possuem uma salsicharia e debatem-se com a contaminação dos enchidos por bolores de superfície. Associaram ao estudo o ataque aos fungos que atingem as oliveiras e prejudicam a produção de azeite.
Feitas experiências com vários óleos ou essências naturais, concluíram que os óleos essenciais de alho, de alecrim e de hortelã pimenta têm um efeito inibitório no desenvolvimento dos referidos fungos.
Na Suiça e no contexto da Investigação da Vida Selvagem, iniciaram, com uma jovem Suiça, uma investigação sobre os diferentes comportamentos das marmotas em relação aos humanos – estudo que pretendem continuar.
De regresso a Portugal vão avançar na investigação sobre os fungos que, no caso das oliveiras, precisa de trabalho mais aprofundado.
E ainda estão só no Ensino Secundário …

Nota: Já agora e porque em casa os enchidos também ganham bolor com facilidade, aí vai a forma de obter o óleo essencial de alho: deixa-se macerar, durante 12 h, 250g de alhos frescos em 1 litro de água. Côa-se e usa-se o líquido para pincelar os enchidos!

(SUPERinteressante, Set 2008)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo mto interessante...mas a receita é excelente,para mim,dado k ñ sabia c/o fazer.Passava com um pouco de Azeite.Mas esta deve ser mto boa.Abraço.
isa.