sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SAÚDE ou DOENÇA?

Como ando a “tratar da saúde” lembrei-me de um conceito interessante lido há tempo num livro de OSHO – “ o livro da cura – da medicação à meditação”.
De acordo com o autor, a Medicina ocidental preocupa-se com o tratamento das doenças enquanto a medicina oriental se preocupou sempre com a manutenção da Saúde. Na defesa deste segundo conceito, entende portanto que a Medicina deveria existir para garantir a Saúde, não permitindo que surja a doença … E recorda uma ideia (genial!) de Confúcio: cada pessoa deveria ter acesso a um médico e dever-lhe-ia pagar um salário para que ele a mantivesse saudável. No caso de surgir uma doença, o salário do médico deveria cessar e caber-lhe-ia custear as despesas de tratamento do doente até que lhe fosse restituída a saúde!! Que ideia revolucionária!
É bom acrescentar que a Saúde, no quadro deste conceito, é um estado natural que resulta de nascer e viver em condições de bem-estar e harmonia do corpo e mente. Importante a meditação desde tenra idade para libertar a mente de pensamentos negativos, despertar a consciência e eliminar as tensões que causam doença.
Que pena não me terem ensinado nada disto …

1 comentário:

ZIA disse...

Como concordo com Confúcio e como gostaria que a prática da medicina fosse mesmo nesse sentido, no da manutenção e prevenção da boa saúde.
E penso que tens aprendido muito e que ainda vais bem a tempo de concretizar muita coisa relacionada com esse conceito revolucionário. é só uma questão de acreditar e de...praticar.
Boa Saúde!
Beijinhos
ZIA