domingo, 26 de outubro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 13


- Dez crianças, vítimas do tsunami que há 4 anos atingiu o Sri Lanka, estão em Portugal para receber apoio psicológico e aprender a não ter medo da água.
Especialistas do Centro de Formação e Investigação em Psicologia estiveram no Sri Lanka desde 2005 ajudando cerca de 500 crianças de Balticaloa, onde reside a maioria da comunidade luso descendente do Sri Lanka. Estas 10 crianças, entre os 13 e os 17 anos, distinguiram-se nos estudos e tiveram esta viagem como prémio. Vão percorrer o País, visitando praias e rios, num “programa de cura” para tentarem superar o medo.(D.Notícias 23/10)
- No caso dos bancos portugueses precisarem de accionar o fundo de garantia disponibilizado pelo Estado, o Governo poderá nomear um representante na Administração, definir as regras de distribuição de dividendos e a remuneração dos seus administradores (à semelhança do que fizeram outros países europeus). (D.Notícias 23/10)
- A Câmara de Sintra e a Assistência Médica Internacional (AMI) assinaram um protocolo para a reutilização de óleos domésticos usados, ao abrigo do qual a AMI recebe 12 cêntimos por cada litro reciclado. (Global 23/10)
- De 27 de Outubro a 8 de Novembro, decorre em Madrid a 6ª Mostra Portuguesa. O programa de actividades inclui cinema, exposições, colóquios, concertos, gastronomia - uma retrospectiva da obra de Manoel de Oliveira, um debate sobre o papel da música nas transições política em Portugal e Espanha, exposições de fotografia, artes plásticas e arquitectura, debates literários, concertos de Mísia, Júlio Pereira, Mª João/ Mário Laginha, …(Global 23/10) - O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia cuja construção se iniciou em Agosto, em Braga, vai receber 37 milhões de euros do OE para 2009 – será metade do investimento que será realizado este ano, cabendo igual montante ao governo espanhol, parceiro no projecto. O Centro deverá estar construído em 2010/2011, embora a 1ª fase deva entrar em funcionamento já em 2009. (Ciência Hoje) - Quem não sabe poupar, pode aprender. Em apenas 4 semanas e por cerca de 50€, na empresa Kash (http://www.kash.pt/) , um casal pode aprender a planear uma vida financeira a dois o que é cada vez mais útil nos tempos que vivemos.
Da equipa Kash fazem parte um técnico oficial de contas, um investidor bastante experiente e responsável de risco de multinacionais, um consultor em gestão de empresas e um controler financeiro. - Na mesma onda de poupança, o Minigarden lançou um novo conceito – uma horta para espetar na parede - sistema modular de vasos para instalar na vertical, onde se deita terra e depois se cultiva o que se quer.
Os mentores do Minigarden começaram a pensar de que modo as pessoas da cidade poderiam ter acesso às hortas, apesar de não terem espaço. Porque, sem dúvida existe este sentimento crescente de saudades da terra, da ligação à terra. Trabalharam com a Universidade de Évora a parte agrónoma, e trabalharam com a Universidade do Minho a parte do design e dos moldes destas hortas.
O Minigarden pode ser colocado dentro ou fora de casa, tem um módulo-base de três floreiras que dão para nove plantas, a que se podem acrescentar mais módulos. Esta ideia está a ter muito sucesso e já está a ser exportada para vários países europeus.

Sem comentários: