domingo, 30 de novembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 18


- Na Póvoa do Varzim está em curso uma experiência de instalação de um Sistema Solar Termodinâmico (“Energie”), que capta energia com sol, vento ou chuva, de dia ou de noite. O projecto é apoiado pela Câmara, mas deve-se a dois estagiários da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG). Trata-se de painéis de 3ª geração, únicos no Mundo, que já têm uma quota de 60% do mercado nacional e com expansão para diversos países da Europa. A diferença fundamental, relativamente aos outros sistemas, reside na substituição da água pelo “klea” como líquido utilizado nos geradores – o klea é o líquido usado em frigoríficos e aparelhos de ar condicionado
(SUPERinteressante, Dez.2008)
- A equipa de Elvira Fortunato da Fac.Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter descoberto a possibilidade de fazer transístores em papel, regista uma nova patente: armazenagem de informações em fichas de papel durante 14 mil horas (ano e meio). São usadas as “fibras celulósicas naturais, compactadas em camadas”, tipo papel de arquitecto, que, simultaneamente, conduzem e armazenam informação. Estes novos chips serão mais baratos e com um potencial de aplicação superior aos actuais e podem servir para identificação de produtos para venda, identificação de bagagens, dispositivos de segurança, selos para leitura electrónica, …) (Expresso, 22/11)

- Na 6ª feira foi a ante-estreia de “West Side Story”, no Politeama, com encenação de Filipe La Féria. Até 5 de Dezembro as sessões só estarão parcialmente abertas ao público porque irá decorrer um período promocional.
A peça é adaptada e representada em Portugal mais de meio século depois da estreia do original na Brodway.
(Global, 25/11)



- A partir da próxima semana, o Oceanário vai ter um novo espaço: “Um Planeta, Um Oceano” que apela à responsabilidade de cada um na defesa dos oceanos.
(Visão, 27/11)


- Francis Obikwelu criou uma fundação para ajudar jovens desprotegidos que revelam talento para o desporto. Cumpriu um velho sonho e é a sua forma de dizer “obrigado”.
(Visão, 27/11)
- Elsa Freitas, de 19 anos, com espinha bífida e com transplante de rins em 2001, é a primeira pessoa com deficiência motora a integrar, por mérito, um curso de dança no Conservatório, neste caso o da Madeira. E é com um empenho invulgar que, todos os dias, a Elsa frequenta as aulas de dança clássica e moderna.
(Expresso, Actual, 27/11)
- A indústria portuguesa de calçado continua a reforçar a sua posição nos mercados internacionais, apesar da crise, tendo registado um crescimento de 2% nas exportações, enquanto a Itália e a Espanha registaram quebras de 9% e 12%.
(Expresso, Economia, 27/11)

Sem comentários: