segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As surpresas de GAIA


Diz-se que a Mãe-Terra ( Gaia) se renova sabiamente, sempre que se sente atacada e ferida. E não é que se descobriu uma “rocha milagrosa”, a PERIDOTITA, que consegue absorver as emissões de CO2 ?!
É uma rocha muito abundante no deserto de Omã. Se estivesse uniformemente distribuída por toda a superfície terrestre … Mas o génio humano ( que é sobretudo para o “bem”, embora seja pouco notícia), descobriu forma de levar o CO2 à peridotita !
Os geólogos e outros investigadores garantem que a peridotita existente na Terra tem capacidade para absorver um oitavo dos 30 mil milhões de toneladas de CO2 produzidas anualmente e vão deitar mãos à obra.

Ensinaram-nos que só as plantas tinham capacidade para fazer fotossíntese.
Cada vez mais temos de admitir que todo o Saber sobre o Mundo Natural ( só esse?) é relativo e é por isso que os verdadeiros cientistas encaram com humildade o que descobrem e sabem em cada momento.
Descobriu-se a “ elysia chorotica” , uma pequena lesma marinha, que vive na costa atlântica da América do Norte, e que tem um poder, até agora desconhecido : depois de comer algas adquire a capacidade de fotossíntese durante vários meses. Consegue-o incorporando os cloroplastos verdes das algas e armazenando-os nas células do intestino. Descobriu-se mesmo que, se as pequenas lesmas se alimentarem de algas durante duas semanas enquanto jovens, podem viver o resto da vida ( um ano, mais ou menos), sem comer, transformando a energia luminosa em energia química ( fotossíntese).
E aí está como brevemente se vão transformar os princípios básicos da biologia. A “elysia” é animal ou planta?

Sem comentários: