terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os sonhos na TV !!

Nesta saga de um futuro tecnológico, nem os sonhos escapam. Espero que escape o livre arbítrio …
Um grupo de cientistas do Computational Neuroscience Laboratories ( ATR), de Kyoto, laboratório que criou uma nova técnica de análise cerebral, está agora a tentar transformar os sonhos em imagens de televisão !
“Pela primeira vez no mundo, conseguimos recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas “, garantiu Yukiyasu Kamitani, o líder da equipa. Explicou que tinha sido possível interceptar sinais eléctricos procedentes do olho a que corresponderam imagens que confirmavam a relação entre a forma observada e a reproduzida.
O próximo passo é desenvolver software para mapear e processar imagens complexas e chegar depois à construção de imagens de sonhos. A descoberta pode ser importante para pessoas com problemas físicos ( como aquelas que só podem mover os olhos para se expressar) mas, para além de outras aplicações, cita-se a possibilidade de arquitectos, designers e outros criadores poderem mostrar as imagens que têm em mente e não são capazes de traduzir em palavras ou traços.
Pensa-se que esta investigação vai levar a mais um debate sobre ética e privacidade.

“ Admirável Mundo Novo” … ( que susto, penso eu).

Sem comentários: