domingo, 18 de janeiro de 2009

BOAS NOTÍCIAS 25




- John Silver, um professor aposentado da Universidade de Oxford, inventou um utensílio para aplicar nos óculos que permite que as lentes se adaptem à medida que a visão piora, sem necessidade de passar por uma consulta médica.
As lentes contêm um saco cheio de óleo de silicone. Quanto mais líquido se injecta, através de uma pequena bomba colocada nas hastes, mais convexas se tornam as lentes, melhorando a visão ao longe. Se se remove o líquido, as lentes ficam mais côncavas, adaptando-se para ver melhor ao pé. E tudo isto pela módica quantia de 27 cêntimos.
Que pensarão disto os oculistas?
(Sábado, 15/01/09)

- Abriu recentemente, no Bairro Alto, a Antes e Depois, loja de Brinquedos Tradicionais Portugueses. Visitá-la é um agradável regresso ao passado, ajuda a reviver emoções e permite que as memórias de outros tempos não se percam. Há réplicas e peças originais dos anos 50 a 90, dos berlindes aos iô-iôs, das cordas de saltar aos servicinhos de jantar, dos cavalos de madeira aos brinquedos de folha… Quem lá vai com crianças, certamente irá sentir emoções redobradas e terá muito para lhes contar.
(TimeOut, 14/01/09)
- Continuando a reviver o passado, na Casa Museu Anastácio Gonçalves, ao Saldanha, em Lisboa, está patente uma interessante exposição sobre os Anos de Exílio da Rainha D. Amélia. São cerca de 400 peças organizadas de forma a desvendar um pouco mais sobre a intimidade da nossa última rainha.
Todas as semanas há visitas guiadas pelo próprio director da Casa Museu. Uma oportunidade de conhecer este importante espólio, recolhido em grande parte junto de descendentes dos empregados mais próximos da rainha, a quem doou cerca de 90 por cento dos seus pertences.
(TimeOut, 14/01/09)

- A maestrina Joana Carneiro (30 anos) foi nomeada directora da Orquestra Sinfónica de Berkeley, nos Estados Unidos. Sucede ao maestro Kent Nagano, director musical desde 1978. Joana Carneiro foi, em 2006, a primeira maestrina a dirigir a Orquestra Gulbenkian. Trabalhou na Ópera de Paris e dirigiu, entre outras, a Sinfónica de Toledo (Ohio), a Orquestra de Câmara de Macau, a Orquestra de Pequim e a Ópera de Chicago. Até à sua nomeação para Berkeley foi maestrina assistente na Filarmónica de Los Angeles e colaborava regularmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
( RTP2, 16/1)
- A portuguesa Rosinha Seabra ( 49 anos), recebeu o prémio de Professora do Ano na Austrália Ocidental. Ensina História e Geografia há 20 anos e, há 10 anos, tirou carta de pesados para conduzir o autocarro escolar e poder, com mais autonomia, levar os alunos a visitas de estudo …
( Visão, 15/1)
- Foi aprovado o primeiro medicamento que aumenta em 44% a sobrevivência dos doentes com cancro no fígado.
( Visão, 15/1) - Num ano de crise é bom saber que os ecrãs de plasma podem ter os dias contados. Gastam o dobro da electricidade de um LCD ou de aparelhos antigos e a União Europeia estuda uma nova lei que irá regular o consumo de energia dos televisores.
( Visão, 15/1)
- Dentro de pouco tempo os óculos poderão ser substituídos por lentes intra-oculares, “lentes acomodativas” - “acomodam-se para focar objectos a diferentes distâncias, proporcionando uma continuidade de visão perfeita, ao perto, a média distância e ao longe. Só não corrigem o astigmatismo ( que será corrigido com laser). Os primeiros implantes em Portugal foram feitos no Serviço de Oftalmologia do Hospital Cuf Infante Santo, pelo Dr.Eduardo Fernandes. Cada lente custa aproximadamente 3 mil euros …

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem conseguir escolher a melhor!
Belíssimas notícias!
Abraço.
isa.