sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

UM ANO NOVO


Diz-se que 2009 será de crise e pensa-se nos descalabros financeiros, na perda do poder de compra, no desemprego, na agitação social, …
Mas 2009 pode também ser um ano de viragem relativamente a velhos hábitos, de maior conhecimento de nós próprios - veja-se a quantidade de livros de auto-ajuda, dos muitos grupos de reflexão espiritual que têm aparecido, do apelo a terapias alternativas.
Acontece que é também o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA.
Sendo que a atenção dos astrónomos estará estimulada, podemos ter esperança em novas descobertas ou revelações de outras já existentes que nos recordem a grandeza do Universo e nos permitam relativizar as “crises” do nosso dia-a-dia.
E se viéssemos a ter provas da existência de outras civilizações, de outros seres vivos? Será que isso ajudaria os humanos a serem mais solidários, compassivos, tolerantes, honestos, cooperantes, curiosos, …?
Denis Lessing, Prémio Nobel da literatura, diz, numa entrevista recente que, o mais grave das novas gerações, é a perda de curiosidade em Saber. Talvez o acesso fácil ao saber superficial e rápido através da Internet tenha mesmo feito perder o gosto por um Saber mais estruturado e reflectido. Não sei.

Sei que, relativamente ao Ano Internacional da Astronomia, já há boas notícias: a Nasa vai lançar em Abril o telescópio “ Kepler”, “ com capacidade para monitorizar 100 mil estrelas ao mesmo tempo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ñ devemos perder a Esperança!
Ainda bem q há coisas positivas.
Abraço.
isa.