quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bibliotecas dos ex-Presidentes (EUA)

Li há dias que o ex-presidente George Bush iria dedicar os próximos anos à criação da sua Biblioteca pública. Também diz que vai escrever as suas memórias… Tudo bem.
Interessante é a tradição de muitos dos ex-presidentes criarem uma biblioteca nos seus Estados de nascimento, contendo documentos particulares e oficiais, para além de objectos vários.
A primeira surgiu com Franklin Roosevelt, em 1939. Depois, em 1950, Harry Truman criou a segunda – e a tradição pegou. Hoje há 12 bibliotecas presidenciais. Uma delas, a de Herbert Hoover que governou antes de Roosevelt, foi criada em 1962, comemorando os seus 88 anos.
Há quem as considere “elefantes brancos”, “uma espécie de mausoléus em que só falta exibir o corpo” mas muitos outros acham que podem ser um acesso valioso a arquivos para estudar e compreender a história de uma época. A manutenção é garantida pelo estado mas também por receitas próprias – só a biblioteca de Lyndon Johnson (Texas) tem entradas gratuitas.
A biblioteca de Bill Clinton ( Arkansas) é a que tem um espólio maior : 2 milhões de fotografias, 80 milhões de páginas de documentos, 21 milhões de emails e mais de 80 mil objectos ( entre os quais os 4 saxofones usados por Clinton). A maior parte delas também guarda os presentes oferecidos ao Presidente e por vezes, símbolos de uma época : o Boeing 707 usado por Reagan, um tropedeiro semelhante ao usado por George Buch (pai), o Ford descapotável usado por Roosevelt, …
A compra dos terrenos e a construção dos edifícios conseguem-se através da angariação de fundos. Só Roosevelt doou ( com a sua mãe) o terreno onde foi construída a primeira.
Biblioteca Clinton

Em Portugal foi Jorge Sampaio que iniciou a organização do espólio dos Presidentes e a criação do Museu da Presidência. Foi inaugurado em 5 de Outubro de 2004 . Inclui a biografia política de cada um dos presidentes desde 1910 e alguns objectos doados pelos herdeiros .

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem deixei um comentário e...ops,desapareceu!
Ñ faz mal.Volto a escrever.
Encontrei o meu Amigo "manzas",de quem gosto e a "casa" de quem vou.
Sempre bem recebida.Vão gostar dele.
Gostei de vos ler e penso que a ideia do Dr.Jorge Sampaio foi muito boa.Que falem dela e a desenvolvam!
Abracinho.
isa.