domingo, 8 de março de 2009

Boas Notícias 32

- A Confederação Suiça que passa a integrar o espaço Schegen a partir de 29 de Março, vai utilizar o sistema português “Sisone4All” para abrir as suas fronteiras à União Europeia. Esta aplicação informática foi desenvolvida através de uma parceria entre o Ministério da Administração Interna e a empresa nacional Critical Software.
(DN 26/2)
- Um inventor português, José Manuel Albuquerque, descobriu um sistema de conversão de energia das ondas que gera 4 vezes mais energia do que os outros aparelhos até agora utilizados : retira das ondas 80% da sua energia em vez dos 20% actuais. O inventor diz que o seu aparelho “gera cinco vezes mais energia que o vento” e os materiais necessários para o produzir existem em Portugal.
(DN 27/2)
- João Bernardes e Diogo Ayres de Campos, obstetras, professores e investigadores do Departamento de Ginecologia da FMUP, foram considerados, respectivamente, o primeiro e terceiro melhores investigadores do mundo no campo da cardiotocografia pela BioMedExperts. O presidente do Colégio Inglês de Ginecologia e Obstetrícia, Sabaratnam Arulkumaran, foi apontado como número dois.
( Ciência Hoje) - Livros “Sem- Abrigo” é um novo conceito de biblioteca que surgiu em Sacavém. Ao ar livre, sem funcionários, em regime de self-service, encontram-se dentro de estantes, que fazem parte do mobiliário urbano, vários livros, para crianças, jovens e adultos. Para ter acesso a essas obras, basta abrir a porta de um dos armários, escolher um título e, como pagamento, duas hipóteses – a devolução do livro ou a troca por outro título - para que a leitura se torne cada vez mais um hábito diário. Boa iniciativa que outras autarquias deveriam seguir.
(Visão 5/03)
- Diversos atletas portugueses têm obtido boas marcas no apuramento para o Campeonato Europeu de Atletismo em pista coberta, que decorre em Turim, Itália, esta semana. Entre eles, destaca-se Arnaldo Abrantes, que conseguiu os mínimos necessários para o apuramento nos 60 e nos 200 metros. Rui Silva, nos 1.500, Jessica Augusto, Sara Moreira e Inês Monteiro, nos 3.000, são outros atletas de quem se podem esperar bons resultados.
(Lusa 5/03) - Neste momento, em Lisboa, circulam cerca de 50 autocarros da Carris, entre o Rossio e Campo de Ourique, com um suave aroma, a flores, limão e baunilha. É uma experiência multissensorial que se estenderá, já este Verão, aos cerca de 750 autocarros que diariamente circulam pela cidade. Com o perfume Happy City, a Carris pretende tornar bem mais agradáveis as viagens de todos os clientes.
(TimeOut 4/03)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao menos daqui recebem-se belas
notícias!
Beijo.
isa.

Rosa dos Ventos disse...

Gostei de saber boas notícias!
Para variar, sabe bem...

Abraço