sábado, 14 de março de 2009

Poema de Mia Coto


Gosto da prosa de Mia Couto. Conheci-o há tempo como poeta, num blog.
Encontrei mais alguma da sua poesia num livro editado há semanas pela Visão. E escolhi este :


Meus julhos


Sou Julho,
estou explicado só pelo sol

Meu erro
é procurar um território
apto a nascer

A única geografia
que me aceita é a poesia

Como a chuva
que repousa entre nuvem e terra
me escrevo
na ausência de todas as línguas

Me esqueço-me:
só me falto eu
para ficar todo só

Antes de nascer
já eu tinha envelhecido tudo

Por isso,
não me espanta
o casal de pedras
nem a árvore que engravidou

Minha doença,
felizmente,
é muito miracurável

( Julho 1989)

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço bem a prosa de Mia Couto.
Ñ a poesia.
Deram-me a vontade de a ler.
Abraço.
isa.

Rosa dos Ventos disse...

Eu também só o descobri como poeta no livro que acompanhou, como oferta, o 1000º número do JL que assino.
Gostei deste Julho...
E este Março parece Julho! :-))

Abraço