segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ainda a Páscoa!

A minha mãe, com mais de 80 anos, dizia com frequência, “ filha, eu não sinto a idade que tenho e acho isso esquisito”. E eu não com a idade dela mas já com muitos anos, sinto o mesmo. Seremos quase todos assim?
Vem isto a propósito e para justificar o meu gosto infantil por aquelas amêndoas de Páscoa, com licor e “bonecos” - as “ bonjour” que são tradicionalmente fabricadas pela Arcádia do Porto . Não sei se há quem as imite.
E é assim que as minhas amigas do prédio me presenteiam, todos os anos, com um pacotinho das bonjour. Este ano estão particularmente macias e “sumarentas” e, os feitios !!
Por coincidência a “notícias magazine” ( do DN de domingo) trás uma reportagem sobre a produção artesanal dessas amêndoas, com imagens que evidenciam o trabalho e a perícia das trabalhadoras. Há 35 a 40 formas diferentes de amêndoas que passam por um processo longo de fabrico e terminam pintadas e decoradas à mão!Manter a tradição, compreender o mercado e saber inovar é mérito da família Pereira Bastos, que, há várias gerações se dedica ao negócio. E, já agora, deve valer a pena provar os variadíssimos bombons, uns tradicionais, outros modernos cuja descrição faz salivar :
“ Estes novos bombons são confeccionados a partir de cacau do Gana ( de sabor a raiz de ginseng e avelã, licoroso), do Togo ( com sabor frutado e suave, com vestígios de canela), de Madagáscar ( sabor a sândalo, cedro e café, chocolate encorpado e forte), do Equador ( sabor a especiarias e frutos exóticos, licoroso), de São Tomé ( sabor a tabaco e grãos de café ) e da Tanzânia ( com sabor a raiz de ginseng e especiarias, frutado e intenso) “.
Que tentação de provar tudo!! E eu a dizer que comecei a fazer bombons …

2 comentários:

ZIA disse...

Sempre gostei destas amêndoas mas penso que aquilo de que mais gosto é mesmo dos desenhos, cores e feitios...mmmm! Ainda bem que as deste ano são assim saborosas...um pouco mais de açucar nas nossas vidas faz milagres....
Beijinhos doces
ZIA

Anónimo disse...

Engraçado,quem adora essas amêndoas
é o meu Filho Pedro.
Tem um pacotinho guardado para lhe dar,qdo estivermos juntos.
Abraço.
isa.