domingo, 26 de abril de 2009

Boas Notícias 38

-A terceira conferência do Ciclo «Medicina: Modos de Vida» traz, a Lisboa, Nancy Andreasen, no dia 28 de Abril, às 18h. A médica psiquiatra e neurocientista norte-americana é pioneira na investigação sobre criatividade e apresenta uma conferência que combina as culturas artística e científica. ”A capacidade de desenvolver ideias novas, originais e belas é um traço cognitivo pouco estudado cientificamente e um dos mais importantes que o ser humano possui”, diz Nancy Andreasen, investigadora norte-americana que estuda precisamente esse aspecto a nível do cérebro humano .
( Ciência Hoje)
- Um grupo alargado de Matemáticos de toda a Europa (European Study Group with Industry), reuniu-se esta semana na Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra para encontrar soluções viáveis, versáteis e de fácil implementação industrial. O European Study Group with Industry (ESGI)nasceu no Reino Unido nos anos 60 e tem como objectivo promover as relações entre matemáticos e indústria e desenvolver diversos aspectos ligados à resolução de problemas aplicados e respectiva modelação.
(Ciência Hoje) -A exposição «Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos séculos XIV a XVIII» vai estar em exibição de 29 de Abril a 31 de Julho na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. A entrada é livre. Pela primeira vez, a BNP reúne um conjunto fundamental das obras mais importantes da história da Astronomia. Integrada nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia , a exposição «Estrelas de Papel» é uma oportunidade para conhecer a evolução da mais antiga das ciências exactas e perceber o fascínio que despertou em todos os povos e culturas.
(Ciência Hoje)
- O quarto Congresso Nacional «Cientistas em Acção» decorreu de 5ªfeira a sábado, em Estremoz, com o objectivo de atrair jovens para a Ciência e Tecnologia, tanto nas vertentes de investigação como de desenvolvimento. Na iniciativa, a cargo do Centro Ciência Viva de Estremoz, participam 140 alunos, dos ensinos básico e secundário e 30 professores, de escolas de Estremoz, Évora, Campo Maior, Castro Verde, Mora, Loulé, Albufeira, Torres Novas, Lisboa, Pinhal Novo, Montijo e Lamego.
Os melhores trabalhos vão ser premiados por três níveis de ensino: Prémio Galopim de Carvalho (1º e 2º Ciclo do Ensino Básico), Prémio Deodat Dolomieu (3º Ciclo do Ensino Básico) e Prémio António Ribeiro (Ensino Secundário).
(Ciência Hoje)
- Foi apresentado 6ª feira, em Lisboa, no El Corte Inglês, o livro 'Uma Longa Viagem com José Saramago', escrito pelo jornalista João Céu e Silva.
"Sem tabus. Sem reticências. Eis José Saramago, como nunca antes retratado” - é assim que a Porto Editora apresenta o livro que foi o resultado de quase dois anos de entrevistas ( de Junho de 2007 a Novembro de 2008, em Lisboa, Mafra ou Lanzarote ) .
(D.Notícias,24/4)
- Arrancou na 6ªfeira o projecto “Campo na Cidade” que vai ocupar uma área de dois hectares junto aos jardins de Campolide com um campo de girassóis para a Primavera e Verão. O Vereador José Sá Fernandes estará presente na Quinta do Zé Pinto para lançar a primeira semente. O projecto resulta da parceria entre a Câmara de Lisboa e a Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC). O objectivo é o de «trazer o campo à cidade de Lisboa», segundo o divulgado em comunicado. (Diário Digital, 24/4)

Sem comentários: