quarta-feira, 15 de abril de 2009

Externato Educação Popular outra noticia


Fomos surpreendidos com as noticias avançadas pelo jornal "24 horas".Finalmente se dá a conhecer esta história triste. Falta a estes jornalistas algumas informações básicas, mas a recolha feita junto do Sindicato dos professores está correcta. Esperamos que outros jornais e TV se interessem em desvendar as razões que levam a direcção deste Externato a proceder deste modo. Aqui estaremos sempre atentos e com o firme propósito de repor a verdade e a justiça.
A Ana encontra-se de baixa médica, bastante fragilizada por tudo o que lhe tem acontecido. Não era este o seu propósito de actuação, gostaria que tudo fosse tratado sem grandes alaridos e com o patronato, mas não lhe foi dada qualquer esperança. Outros de fora tentaram ajudar e ainda bem!
No período de avaliação que antecede as férias da Páscoa pediu para falar com a Directora Pedagógica, queria pedir-lhe que lhe desse oportunidade de ser útil, poder ajudar os colegas de disciplina em parceria, porque as aulas práticas de Educação Visual são muito trabalhosas e mais um professor ajudaria muito, para além do facto de a Ana poder ser uma boa formadora, ajudar os colegas com menos experiência. Mas nem sequer teve oportunidade de expor as suas ideias. Foi ignorada. Nunca foi ouvida.

O seu dia a dia é intolerável. Entra ao serviço às 9h, assina um livro de ponto e dirige-se para o "cubículo", senta-se na secretária, sem ter qualquer trabalho e ali fica até às 12h. Entra as 12h e as 13h tem que almoçar.Regressa e assina novamente o livro de ponto. Volta para o "cubículo até à hora de saída e volta a assinar o livro de ponto. A sexta feira ainda é mais complicada,pois tem um horário até ao fim da tarde (isto só para chatear concerteza). Pergunto-me: porque tem que almoçar às 12h uma pessoa que não tem tarefas para fazer? Será para não se encontrar com colegas, alunos e pais ? Será para esconder o que se passa?!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Estava para vos dar conta da notícia do Correio da Manhã.
Afinal viram.Ainda bem.
A TVI(24 horas)seria muito importante.
Que chegue a todos os lados.E rapidamente.
Beijo.
isa.

goiaba disse...

É bom continuar a divulgar tudo o que se puder. Pode não servir de nada mas os senhores Ferreiras deviam ser apresentados com fotografia de frente e de perfil - e as irmãs nazarés também!

Rosa dos Ventos disse...

Mas se está de baixa médica, por que razão se apresenta ao serviço?!
Ou então não percebi...
Qual foi o "crime" que esta professora cometeu?

Abraço

ZIA disse...

Já agora... eu explico:
A Ana está, esta semana de baixa, tem estado sempre presente no Externato, desde que o Tribunal julgou o caso e decretou que fosse readmitida ao serviço, integrada no cargo que desempenhava - professora de Educação Visual e Tecnológica. Quando voltou o que lhe deram para fazer foi estar numa sala, preparada duas semanas antes, de "propósito para a acolher", com uma mesa, uma cadeira emais nada. Ainda lhe atribuiram uma tarefa - preparar a planificação para uma actividade no âmbito da discipliona dela, sem poder deslocar-se para consultar livros, internete, etc. Cumpriu essa tarefa rapidamente e... até agora nada mais lhe foi dado para fazer. O "crime" dela foi, segundo o caso que foi a julgamento uma alegada falta injustificada - a Ana não tem casos de faltas justificadas ou injustificadas para trás. Não foi possivel apurar se houve ou não falta; a professira diz que não, a direcção diz que sim mas não tem como prová-lo!
Talvez o "crime" seja mesmo a colega ser sindicalizada, pertencer aos orgãos directores, no que toca ao ensino particular, ter com todo o direito reivindicado pagamentos que lhe eram devidos, ter mexido em assuntos obscuros e pouco transparentes. Ter-se-á tornado uma persona non grata à Diracção. Isto no séc. XXI, em tempos de democracia, etc, etc...
E mais não vale a pena dizer...
Abraços
ZIA

Mar Lis Goiaba disse...

Para saber mais sobre esta historia triste é necessário ler os textos anteriores.

Rosa dos Ventos disse...

Agradeço a explicação!
Isto é um pesadelo para a Ana...
E é uma IPSS?!
Inacreditável e um verdadeiro crime!

Abraço

Unknown disse...

Porque não falam a verdade? Porque é que essa senhora foi realmente despedida? e o que diz realmente o acordão do tribunal? Falem a verdade.

Jéssica Raimundo disse...

essa professora foi minha directora de turma no 5º ano e eu adorava-a

silvia sabroso disse...

Caríssimos
Estamos a desenvovler no âmbito de um trabalho de mestrado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universiade do Porto um estudo sobre o assédio moral no trabalho em Portugal. Em virtude deste estudo pedimos a trabalhadores com mais de 6 meses de antiguidade que colaborem de forma completamente CONFIDENCIAL, que respondam a este breve questionário (copiar link para a barra de endereço e carregar enter). Esta temática encontra-se pouco estudada no nosso país e, para colmatar essa grave lacuna, esperamos que disponibilize 5 minutos do seu tempo para que possamos perceber a sua percepção cerca das suas experiências no seu contexto de trabalho.
Obrigada, desde já, pela sua colaboração.

http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Cuestionario.aspx?EID=470229&MT=X&MSJ=N%c3%83O_COPIAR-ESTE-LINK

silvia sabroso disse...

Peço desculpa pelo incómodo, mas o link que apresentei no post anterior apresenta alguns problemas. Assim, apesar de vocês, muito amavelmente terem respondido, eu não tenho acesso às vossas respostas. Sem querer abusar, mas já abusando, pedia-vos que respondessem de novo mas neste link onde os problemas de funcionamento já não existem:

http://www.encuestafacil.com/RespWeb/Qn.aspx?EID=480226

Mais uma vez desculpem e EXTREMAMENTE AGRADECIDA pela vossa colaboração