sábado, 11 de abril de 2009

Novas oportunidades …

Num dia em que se ouvem lamentos de gente que, em Itália, perdeu todos os seus bens , num tempo onde se fala em Portugal de tantos que precisam de quase tudo, estragam-se, partem-se, deitam-se fora equipamentos … para comprar tudo novo !!
Essa foi a notícia que tivemos de pelo menos uma das escolas antigas ( EB2,3), em obras de recuperação, da responsabilidade do Ministério da Educação.
Foi com alegria que se soube, há cerca de um ano, das obras de remodelação e recuperação desejadas há muito. Constatou-se que seriam obras “revolucionárias” que se inserem com certeza numa visão de futuro para a educação, moderna e tecnologicamente avançada… Tudo bem.
Mas que dizer da forma como estão a ser tratados os equipamentos com mais de 50 anos, em bom estado mas desactualizados? Armários, mesas, cadeiras,…, mobiliário escolar que faz parte da história das escolas, são partidos e empilhados em contentores para o lixo! Não podiam ser dados ou vendidos? Guardados, esperando que pudessem ter alguma utilidade na “nova escola”? ( mesmo que fosse só “decorativa”, para lembrar…)
Diz-se que foram ordens do Ministério da Educação. Será? Não poderiam fazer diferente dirigentes escolares com alguma sensibilidade a estas velharias e que quisessem ter uma escola com memória ? DUVIDO.
Quando se aperceberam, duas pessoas, daquelas que ainda se importam, tentaram, numas férias que não tiveram, encontrar gente de outras escolas ou associações, que levassem algum mobiliário “salvo” da trituradora - uma corrida contra o tempo e já sem tempo para salvar o que podia ser salvo.

Nós guardamos memória de uma escola onde se modernizou e inovou muito, com pouca intervenção do Ministério da Educação e muito trabalho de professores e funcionários que se empenharam em projectos financiados, que realizaram diversas tarefas para angariar dinheiro ( artigos pagos em revistas de especialidade, organização de “bibliotecas” para os Palops, colaboração com Juntas de Freguesia, festas, …). Desses professores e funcionários restam poucos em funções e cai-lhes uma lágrima de tristeza e zanga quando vêm o que as fotos documentam. Claro que se animam : vão ter uma escola nova, com quadros interactivos, projectores em todas as salas, carteiras individuais de muita qualidade, laboratórios modernos, um Centro de Recursos espectacular, … Quando a escola nova for inaugurada ninguém vai lembrar o que vimos agora - ninguém ? …

Pessoalmente sinto uma grande fúria e vontade de gritar aos quatro ventos contra o desperdício, o novo – riquismos e os “negócios” que se geram com novos equipamentos. Mas como nada mais podemos fazer, resta o DESABAFO.
E depois, “ é preciso pensar grande” … Devem ter razão.


1 comentário:

ZIA disse...

E tanta escolinhs, e tanta casa a precisar do que aos outros parece sobejo...sem comentários!
ZIA