segunda-feira, 6 de abril de 2009

“O Segredo de um Cuscuz”

É um filme de Abdellatif Kechiche com vários prémios : “Césares” , “Lumière” e “Étoiles d’or” para o melhor realizador e a melhor esperança feminina ; “Césares e “Étoiles d’or” para o melhor filme francês, o melhor argumento original ; vários prémios no Festival de Veneza.
Os actores são pessoas que se deixam filmar enquanto decorre o seu dia a dia - e isso é um dos aspectos mais interessantes do filme. Não representam, SÃO.

É a história de uma comunidade árabe/turca (?)emigrada em França, centrada em Slimane, homem de sessenta anos, despedido porque já não rende como quando era novo. Não desiste e agarra-se a um novo objectivo de vida : abrir um restaurante de cuscuz num velho barco que vai recuperar. E é uma história de trabalho, injustiças, solidariedade, afectos, persistência, coragem,dignidade. E também de como a irresponsabilidade de um pode afectar a vida de muitos, pode determinar a morte de sonhos ou mesmo o fim da vida de alguém.

Não tinha visto o filme quando esteve por aí. Ofereceram-me o DVD porque gosto muito de cuscuz … No filme o cuscuz é só um pretexto e para mim também foi : fiz um belo cuscuz de legumes para acompanhar umas almôndegas do IKEA que andavam perdidas no frigorífico.

Se puderem, vejam o filme.

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Vou tentar vê-lo!
Além do mais adoro cuscuz! :-))

Abraço

Crix disse...

Eu também vi e gostei tal como gosto de cuscuz ;)) Vale a pena ver o filme, para quem gosta de cinema alternativo, claro. Foi com este filme que tentei apresentar este tipo de cinema ao meu filho de 15 anos mas acho que foi cedo para ele. Só achou piada por ter os cuscuz que ele também adora, hehe
Não sabia que os actores-não o eram... excelente
Abraço

ZIA disse...

Agora que já vi o filme posso dar a minha opinião - simplesmente delicioso, muitissimo natural, muito bem representado... não se distinguem os actores profissionais daqueles locais que intervêm de forma tão espontânea. A cena do almoço de família, num domingo, igual a tantos outros e a dança do ventre são excepcionais!
É bom estar numa espécie de mini férias e poder pôr algumas coisas em dia...
ZIA