quinta-feira, 16 de abril de 2009

Padre Usera um pedagogo e homem do bem

Porque aqui temos evocado a sabedoria e amor do Padre Usera, o admiramos e fomos aprendendo com as religiosas da Congregação Amor de Deus algumas práticas de acordo com as suas grandes lições chegou o momento de aqui deixarmos uma pequena síntese do que foi a sua personalidade e obra.
A Obra fundamental do P. Usera é a Congregação das Irmãs do Amor de Deus, com uma longa trajectória educativa, desde que o Fundador lançou a primeira semente em Toro (Espanha) no ano de 1864.
O Padre Usera teve o Carisma pessoal de conseguir mobilizar e organizar grupos de apoio ao seu grande projecto: restaurar solidamente a vida cristã da sociedade e abrir aos povos um caminho de progresso e de felicidade. Os destinatários, por excelência, das suas Obras foram as crianças, a mulher, os camponeses e a raça negra. Pela dedicação de uma vida a estas causas é considerado por todos como o pai dos pobres e defensor dos escravos.
As Ilhas do Golfo da Guiné, as Antilhas e Espanha foram as depositárias, em vida, dos dons desta actividade por amor, de entrega activa e rica.
Nasceu em Madrid, a 15 de Setembro de 1810, no seio de uma família com profundas raízes cristãs, vasta cultura e grande patriotismo.
Esta herança familiar, unida ao talento e bondade natural, fizeram de Jerónimo Usera um homem de rica personalidade e de virtudes sólidas, um espírito inquieto e amigo de saber, cheio de amor a Deus e de audácia e generosidade em favor dos necessitados.
Jerónimo Usera morre em Havana - Cuba - pobre de bens materiais, mas cheio de méritos, a 17 de Maio de 1891. O seu lema "Dizer a verdade e fazer o bem" em serviço de Deus e dos homens, foi a razão das suas palavras, da sua pobreza, dos seus riscos e da obediência e submissão à Igreja.
“Não é fácil sintetizar o pensamento pedagógico do Padre Usera. "Tal como Dom Bosco, não foi o padre Usera um teórico da educação mas sim um educador prático, confundindo-se a maior parte das vezes o seu método com a sua própria pessoa. Daí a dificuldade e a simplicidade do resultado. Para o padre Usera, a educação é o desenvolvimento de todas as faculdades do educando; a promoção harmónica, progressiva e integral da pessoa, na linha do humanismo cristão, constitui assim o objectivo primeiro do processo educativo" (2). Tal como Dom Bosco, o padre Usera fez da pessoa do aluno o centro do processo educativo e da afectividade o seu principal instrumento. "Educar no, por e para o amor", sintetiza bem o seu credo pedagógico. "Educar no amor porque só numa atmosfera de carinho, confiança e respeito mútuos poderá haver sinceridade na relação educativa e os educandos se confiarão aos educadores, certos do apoio, compreensão e orientação que neles encontrarão. Educar por amor porque só o educador que ama a sua tarefa e a ela se dedica com generosidade, sem exigir reciprocidade, sem esperar correspondência, poderá contribuir, com a sua presença alegre e dinâmica, para um clima afectivo em todo o ambiente escolar. Educar para o amor porque só no amor a pessoa humana se realiza: no amor a si próprio (dimensão pessoal), no amor aos outros (dimensão social) e no amor a Deus (dimensão religiosa). Por outras palavras: o amor como meio de educação (no), o amor como condição para a educação (por), o amor como objectivo da educação (para)" (3).
À semelhança do credo pedagógico de Dom Bosco, também se vislumbra no padre Usera o lugar central que a doçura, o carinho, a afectividade, o companheirismo, a bondade, a alegria e a exemplaridade têm no processo educativo.”
Notas 1) Sêco, J. (1997). Chamados pelo Nome. Lisboa: IIE, p. 100 2) Idem, p. 101 3) Ibid., p. 102

3 comentários:

ZIA disse...

Faz sempre bem relembrar quem foi o Padre Usera, os princípios que defendeu e pôs em prática numa obra extraordinária em defesa das crianças e da educação/ formação dos jovens. Que melhor arma se pode dar a um ser humano para que se desenvolva de forma plena, harmoniosa e responsável.
Que esse espírito não se perca nos tempos conturbados que vivemos!
Abraços
ZIA

goiaba disse...

"Dizer a Verdade e Fazer o Bem" - era bom que fosse assim ...
Claro que não há só uma Verdade para cada um de nós mas quando se trata de factos objectivos não há duas verdades!
Fizeste bem em recordar o Padre Usera.
bjo

lawl disse...

assim eh ke eh