segunda-feira, 4 de maio de 2009

Morreu Vasco Granja

Vi há pouco a notícia e senti a perda de mais um personagem que acompanhou parte das nossas vidas. Mesmo já grandinha, não perdia os seus programas de “Animação” e a oportunidade de conhecer desenhos animados de diferentes autores e países – sobretudo aqueles da Checoslováquia com uns “fantasminhas” deliciosos e mensagens de paz. E recordo os seus comentários sempre tão interessantes e cheios de entusiasmo.
Foi lendária a sua actividade como cineclubista : alugava salas onde se projectavam filmes de animação que obtinha através das embaixadas ( 16 mm) e entregava o dinheiro dos bilhetes a movimentos de resistência ao Estado Novo … Por isso e pelas ideias que defendia, foi preso por duas vezes : primeiro no Aljube ( 6 meses), a seguir em Peniche ( 16 meses).
Depois de terminados os seus programas na RTP ( de 1974 a 1990) continuou participando em iniciativas internacionais sobre Banda Desenhada e Cinema de Animação.
Procurei um vídeo sobre Vasco Granja. Só encontrei uma “graça” de um programa com Herman José – não gostei.
Deixo a “Pantera Cor de Rosa” - não era ele “o pai” da Pantera Cor de Rosa?


3 comentários:

Anónimo disse...

Senti muita pena.
Quem ficou muito triste foi o Nuno
q.gostava imenso dele.
Obrigada por o lembrarem aqui.
Abraço.
isa.

GatosMania disse...

Também fiquei triste .. adorava Vasco Granja!

Este post foi uma bela homenagem
Beijos

ZIA disse...

Também fiquei triste ainda mais por saber que padecia de Alzeimer, ele que nos fez saber ver e aprender a gostar dos desenhos animados que tão criteriosamente nos propunha!!
Bjs
ZIA