quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Jardim Zoológico de Lisboa



Hoje comemoram-se os 125 anos do Jardim.
Foi inaugurado em 1884 em São Sebastião da Pedreira , dez anos depois deslocou-se mais para norte para o espaço hoje ocupado pela Fundação Gulbenkian. Em 1905 é transferido para a Quinta das Laranjeiras onde se mantém. Era o único na Península Ibérica e foi, desde o início, um dos Zoos da Europa com maior diversidade de espécies.
Deve-se a Raul Lino algumas das primeiras instalações para os animais – a dos cangurus e a aldeia dos macacos, por exemplo.
Nos últimos anos tem sido feito um esforço no sentido de melhorar o habitat dos animais - é o caso dos felinos, dos chimpanzés, dos répteis, … mantendo-os mais longe do público e sem grades. A actual recuperação do Jardim Zoológico é considerada exemplar e a diversificação de actividades e iniciativas para atrair público e apoios transformaram uma empresa que passou por muitas dificuldades, num projecto auto sustentado.
Continua a ser considerado um dos melhores parques temáticos do mundo – tem o melhor hospital veterinário da Europa e uma das maiores variedades de espécies ( tem cerca de 2000 animais de 332 espécies). É uma zona verde muito bem cuidada, um jardim magnífico , um local de passeio, lazer e cultura .

Gosto muito do Jardim Zoológico – podia ser o título de uma redacção …
Houve uma época em que, quase todos os domingos, ia visitar as girafas ( que eu achava que me esperavam!) e uns macaquitos pequenos que espreitavam numas jaulas enfiadas num corredor fechado e que eu achava que também me conheciam. E adorava andar de patins enquanto os crescidos me aguardavam numa esplanada sobranceira ao ringue. Depois passaram anos e voltei acompanhando alunos e outras crianças. Nos últimos anos com muito mais tempo livre (?!) e morando tão perto, só lá fui duas ou três vezes.
Hoje fiquei cheia de vontade de voltar e até de me tornar madrinha de uma suricata !!

Pois é, li o texto que a minha dona escreveu e já que quer adoptar uma suricata quero lembrar-lhe que no Jardim há gatos que são muito mais felizes do que eu : têm todo o espaço do mundo, andam bem alimentados, têm abrigos e há com certeza muita gente para lhes fazer festinhas … e pronto.
( como estas donas do blog “avariaram” qualquer coisa na edição , a foto que eu queria mostrar aqui está lá no fim das outras – bem longe da primeira que é a tal suricata …)

1 comentário:

ZIA disse...

Tens toda a razão...aqui tão perto e nunca lá vamos! E da última vez reparei que havia muitos melhoramentos em curso e que se estava lá muito bem para além da visita a todos os bichos que é sempre diferente. Temos mesmo de ir, de câmara em punho...fazer de turistas.
Abraço
ZIA