terça-feira, 30 de junho de 2009

Elevador da Bica

Enquanto fazia o meu trajecto habitual, num autocarro da Carris, constatei que o elevador da Bica tinha celebrado, ontem, 117 anos e que essa data era assinalada como “acontecimento que eleva a cidade”. Achei graça à frase publicitária e como grande amiga dos nossos elevadores, logo pensei num pequeno post para, também eu, festejar um dos muitos amarelos que animam as nossas colinas.
O Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, é um
funicular localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.
Estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo, por uma das encostas mais íngremes da cidade. A concepção é do engenheiro português
Raoul Mesnier du Ponsard e foi inaugurado a 28 de Junho de 1892.Com mais de um século de existência, é o ascensor mais típico da cidade de Lisboa e, embora não tenha a mesma afluência do Elevador da Glória, constitui nos dias de hoje uma das principais atracções turísticas da capital portuguesa.Devido à sua enorme importância histórica e cultural, o elevador foi classificado como Monumento Nacional em Fevereiro de 2002.
As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por três compartimentos de piso horizontal, desnivelados e de acesso independente e o elevador tem capacidade para transportar 23 passageiros, dos quais 9 sentados e 14 em pé.
Aí ficam umas imagens do percurso e do velhinho elevador.

1 comentário:

goiaba disse...

Obrigada pela informação. Gosto sempre de saber coisas sobre Lisboa e também gosto muito do elevador da Bica.
bjinho