terça-feira, 9 de junho de 2009

ORIENTAÇÃO

Neste tempo de férias que se avizinha, “andar por aí sem norte” pode ser uma opção – era o que eu gostaria de fazer !! Mas, como não posso, toca a ser rigorosa e a explicar –vos o que aprendi há dias : como encontrar o Norte, rigorosamente. É para isso que o desenho inicial serve : ajuda a perceber o método.
A experiência pode ser feita no campo, no jardim, na varanda, na janela … onde quer que bata o Sol e possa haver sombra, entre as 10h e as 16h ( aproximadamente ). Usa-se um pau no chão ou um lápis /vareta enfiado num cartão/cartolina/esferovite e, de vez em quando, de meia em meia hora por exemplo, assinala-se o comprimento da sombra. No desenho, as 5 posições do Sol ( 1,2,…5) correspondem às sombras S1,S2,…S5. Ligam-se estes pontos ( linha vermelha). Claro que já sabemos que, sem rigor, a linha traçada mais ou menos a meio das sombras menores dá a direcção do Norte. Se bastar este “mais ou menos”, ficamo-nos por aqui.
Mas, se a intenção for determinar o Norte com rigor, continua-se : há que traçar a circunferência ( a castanho no desenho), com compasso ou um cordel – como se faz no campo quando é preciso. O raio deve permitir intersectar as sombras que foram desenhadas. Encontram-se os pontos de encontro entre a linha castanha e a linha vermelha , os pontos A e B ( seriam os momentos antes e depois do meio-dia em que a sombras são iguais).
Une-se A com B e, a meio, na perpendicular, está, rigorosamente, a linha Norte-Sul. Claro que, perpendicular a esta linha, fica a direcção Este- Oeste.
É simples, prático e barato. Mais rápido só comprando uma bússola …


E, faz favor, não digam que foi complicado e que desde pequeninas(os) não gostam de Geometria !! …
Um bom norte para as vossas férias ou … férias sem norte nenhum.

1 comentário:

ZIA disse...

Obrigada, fiquei a saber mais e, embora nem sempre queiramos saber do noso norte, em questão de viagens, dá sempre jeito a pessoa saber orientar-se.
Abração
ZIA