domingo, 28 de junho de 2009

VIVA A VIDA – 7

Reunimos BOAS NOTÍCIAS para animar o 2º domingo de Verão:

- Paula Rego foi incluída na lista dos 200 maiores artistas dos séc.XX, divulgação feita no dia 9 pelo jornal britânico The Times.
- O tenor José Carreras recebeu um doutoramento Honoris Causa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em reconhecimento pelo trabalho da fundação que criou: a Fundação José Carreras para a Luta contra a Leucemia. A fundação nasceu em 1988, depois de Carreras ter vencido a leucemia diagnosticada um ano antes e tem como principal missão o apoio á investigação científica em todo o mundo. - A sonda espacial russa Fobos-Grunt, que será lançada no próximo mês de Outubro rumo a Marte, deverá trazer de volta amostras de solo de Fobos, a lua marciana. Admite-se que se poderão recolher provas que comprovem a hipótese de que a vida na Terra tem origem no espaço.
“Enviaremos a Fobos culturas bacterianas para averiguar se sobrevivem ou não nas condições do frio e da radiacção, ou seja, se podem viajar com meteoritos, por exemplo”, explicou um cientista russo (Zelioni) à agência Ria-Novosti. “Durante os três anos que durará o voo, as bactérias ficarão expostas a baixas temperaturas, vácuo e raios gama provenientes do Sol, ou seja, viajarão em condições equiparáveis às do espaço exterior”, acrescentou, sublinhando que “a radiação será a prova mais difícil”.

- O naturalista britânico David Attenborough recebeu o Prémio Príncipe de Astúrias das Ciências Sociais 2009 pelo júri dos Nobel espanhóis, porque “a sua obra é uma das grandes contribuições para a defesa da vida e a conservação do nosso Planeta”. Na Acta do Júri, salienta-se a carreira do cientista britânico, formado na Universidade de Cambridge e London School of Economics, a sua “permanente busca da excelência e a sua qualidade como investigador”, bem como “o seu interesse pelos problemas do nosso tempo”.É considerado um dos maiores divulgadores científicos do mundo e pioneiro na realização de documentários sobre a natureza e o comportamento animal, actividade que continua a manter na BBC. Está agora a preparar a série The Frozen Planet, com visitas ao Árctico e Antárctico. David Attenborough nasceu em Londres no ano de 1926. Terminou o curso de Ciências Naturais na Universidade de Cambridge em 1947 e, após servir na Marinha, começou em 1952 a trabalhar para a BBC. Actualmente é presidente da Real Sociedade para a Conservação da Natureza, membro da Royal Society de Londres, do Conselho de Administração do Museu Britânico e do Real Jardim Botânico de Kew.
- Não usam fato nem gravata, são adolescentes, mas já têm uma empresa com sede na sala de aula e criaram produtos inovadores. Alunos da escola Secundária P. Alberto Neto, em Queluz, criaram a B100, ligada à produção de biocombustível através de um transformador de óleos usados e a Watt que criou um carregador solar móvel, para assegurar energia a telemóveis e leitores de música, independentemente do local onde se encontrem. Para alunos e professora tem sido um processo muito gratificante que abriu aos alunos “uma perspectiva empresarial” e os obriga a trabalhar em equipa, preparando-os assim, para a Vida activa futura.

Sem comentários: