sexta-feira, 10 de julho de 2009

A DÚVIDA


Terrível e inquietante sentimento ou estado de alma o de ter ou experimentar a dúvida!
Vem isto a propósito do filme que acabo de ver em DVD, no conforto do meu maple. A Goiaba tinha-o trazido para a comunidade, numa das suas idas à FNAC, sempre proveitosas, sempre recheadas de novidades. Já foi há uns dias e eu fui adiando, por falta de tempo para o ver sem interrupções, como gosto, para poder passar para o lado de lá e não perder pitada!
Já conhecia a adaptação do texto para teatro, primorosamente interpretada, nos papeis principais, pela “minha” querida Eunice Muñoz e pelo Diogo Infante, que tão bem veste qualquer personagem. Sabia por amigos e pelos críticos de cinema que o argumento adaptado por Patrick Shanley estava excelente. Não tinha visto no cinema e, durante alguns dias, fui saboreando e antevendo o quanto gostaria desta versão. Sou fã incondicional de Meryl Streep e, mais uma vez, ela me surpreendeu com um excelente desempenho, aqui, quanto a mim, sobretudo na parte histriónica, na contenção psicológica e na composição física da freira directora implacável que, ao fim e ao cabo, a única certeza que tem é a dúvida que a assalta e domina completamente. Muito bom! Não digo mais porque as vizinhas ainda não o viram e não posso desvendar tudo acerca da trama.
Vale ainda a pena, para quem não viu a adaptação portuguesa, referir que a Eunice Muñoz emprestou uma ironia, uma malícia e uma dureza e força no olhar que deram à sua irmã Aloysius um cunho muito particular. Foi também uma excelente interpretação da dúvida.
O enredo do filme fez-me, mais uma, vez reflectir em temas como a autoridade, a moral e a forma de vivenciar a religião que tão desvirtuadas têm sido.
Vejam, discutam o filme e deliciem-se com esta excelente lição de representação.

2 comentários:

Anónimo disse...

E eu vou seguir o teu conselho,Zia.
Amanhã,se Deus quiser e sem me rir...
irei ao E.C.I.e compro para ver.
Depois te digo.
Beijoo.
isa.

goiaba disse...

Fiquei entusiamada com a crítica e, logo que me passe esta maluqueira fora de horas de ler e ver todos os "Harry Potter's", vejo "A Dúvida".
bjinho