quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Homem na Lua

A 16 de Julho de 1969, partiu do Mar da Tranquilidade, nos Estados Unidos, a Apollo 11, com dois astronautas : Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Faz hoje 40 anos !! Quatro dias depois e a 30 segundos de ficar sem combustível, Neil Amstrong alunava e os humanos olhavam pasmados esse “pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.
Os EUA foram bem sucedidos no seu objectivo de chegar à Lua antes da URSS mas não se pode esquecer todo o esforço anterior, de uns e de outros, desde o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS, a 4 de Outubro de 1957. O sonho, esse tinha começado com Júlio Verne, há 200 anos ( 1865), com o livro : “De la Terre à la Lune”.
Depois de Neil Amstrong mais 12 astronautas caminharam na Lua. O regresso de outros só está previsto para 2020, se forem ultrapassadas as actuais dificuldades orçamentais da NASA. O presidente Obama nomeou já uma comissão de especialistas para examinar o programa espacial e as prioridades até agora estabelecidas sendo que, o objectivo é o de constituir colónias humanas na Lua e preparar as viagens a Marte. A recente confirmação, dada pela sonda lunar Prospector (NASA) , da existência de água congelada nas regiões polares, favorece a instalação de colónias que possam ser trampolim para viagens a Marte que é hoje um planeta mais apetecível : a sonda Phoenix ( que explora o planeta desde Maio), confirmou a existência de água o que permite esperar a descoberta de formas de vida.
Descobrir que há outros planetas habitados ainda é utopia mas …

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Sabes que há dias ouvi uma teoria muito bem explicada e por gente com massa cinzenta dizendo que esta alunagem foi uma montagem?!...
Eu acredito, contudo!

goiaba disse...

Também li umas coisas nesse sentido mas acho que é paranóia. O mesmo se passa agora com o "11 de Setembro" e os ataques que demonstram ser forjados ... e quase se acredita. Tem que valer aquilo em que acreditamos porque a realidade parece que somos nós que a construímos...
Abraço