quinta-feira, 23 de julho de 2009

ROMA e o peso da História

Voltar a Roma ao fim de muitos anos foi o desafio para uma semaninha de férias! O plano era mesmo rever com calma os lugares que tinham feito as nossas delícias, descobrir aspectos novos de uma cidade cheia de história, ouvir e praticar os meus conhecimentos de italiano. E assim foi. Roma é uma cidade de fácil orientação, o hotel onde ficámos era super central e com acesso a pé para os principais locais do centro da cidade. Para quem goste e tenha o hábito de andar é, sem dúvida, a melhor forma de conhecer gentes e lugares. Depois, é essencial uma grande dose de imaginação, alguma bagagem de conhecimentos e uma vontade imensa de recrear, na nossa mente, o que os nossos antepassados romanos inventaram, criaram, descobriram! E perante tanta perfeição, equilíbrio e funcionalidade, concluímos que tudo eles inventaram e que nós pouco ou nada evoluímos!
Hoje, para dar início a uns apontamentos de viagem, aqui ficam três aspectos muito importantes da Roma antiga, carregada de história(s). O sol escaldante, a luz intensa e os muitos turistas nem sempre proporcionaram as condições ideais para captar as melhores imagens…mas esforcei-me!
O Coliseu, mandado construir pelo imperador Vespasiano, destinava-se à realização de cerimónias religiosas, de festas memoráveis, de inúmeros combates de gladiadores, de exibições de animais e até de recriações de batalhas navais. Para estas últimas actividades, o espaço da arena era literalmente cheio de água. O Coliseu está parcialmente em ruínas mas consegue-se subir até ao último nível de arcadas e admirar o recinto por onde se deslocavam os gladiadores, os animais e os condenados à morte. Este anfiteatro comportava 87.000 espectadores e pela observação das maquetas e fotografias somos transportados para um ambiente ora festivo, ora sangrento mas sempre majestoso.


O Forum Trajano leva-nos até à Roma imperial, local onde eram tomadas as decisões mais importantes, era o verdadeiro centro da vida da cidade e aí se podiam encontrar homens e mulheres de todas as condições sociais. Tudo o que acontecia em Roma tinha lugar no Forum ou era objecto de troca de impressões entre os concidadãos. Durante a Idade Média e o Renascimento, o Forum perdeu todo o seu prestígio. Hoje, através da observação das ruínas e dos trabalhos de reconstrução podemos imaginar tudo o que se desenrolava naquele complexo local.
A coluna de Trajano é uma coluna majestosa que no seu tempo guardava uma urna com as cinzas de Trajano e, no topo, uma estátua. Hoje, a estátua que aí se encontra é a de S. Pedro.
Do conjunto arquitectónico sobressaem as arcadas e galerias do que foram os Mercados de Trajano, sem qualquer dúvida os antepassados dos nossos centros comerciais… Facilmente conseguimos recriar a vida quotidiana daquela época, com mais de uma centena de lojas de todo o género, é só deixar a imaginação fazer o resto.

3 comentários:

goiaba disse...

Gostei da primeira "crónica" de viagem. Deixas sempre apetite para ler a próxima e, sobretudo, para "lá" ir. E fiquei a saber que o Coliseu se enchia de água para as recreações navais! Um belo pavilhão multiusos! Realmente, podiamos ter ido mais longe ...
bjinho e... é bom estares de volta.

Rosa dos Ventos disse...

Também gostei da crónica e das imagens.
Conheci Roma de "atacado" integrada num grupo muito grande e isso não faz minimamente o meu género. Não gosto de andar atrás de um guia e a ver só aquilo que nos querem mostrar.
Ficou-me contudo na retina uma cidade de uma enorme riqueza na área de museus, igrejas e sinais de uma civilização ímpar.

Abraço

P.S. Com que então o Amon anda deprimido?
É do tempo! :-))

ZIA disse...

É isso mesmo, Rosa dos Ventos, estou inteiramente de acordo. É uma cidade para saborear com vagar, cada um demorando o tempo que quer, consultando um guia de papel, descobrindo, em cada esquina, em cada praça, em cada ruina, um pouco de história e restos de uma civilização avançadíssima. Obrigada pela visita e tenho mais para ir mostrando...
Abraço
ZIA