domingo, 2 de agosto de 2009

VIVA A VIDA 14

Há notícias que podem animar um domingo, mesmo este, o primeiro de Agosto em que meio mundo está de férias - e nós também!
Aí vão, sobre animais que, nos tempos que correm, parecem ser bom motivo da nossa atenção.

Espanha cedeu a Portugal 20 exemplares de lince ibérico que serão encaminhados para o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves. O protocolo foi assinado no antigo Antigo Quartel de Penamacor entre os ministros do ambiente de Portugal e Espanha.
A transferência dos 20 exemplares será escalonada, durante três anos, e visa reforçar o programa de reintrodução do lince na será da Malcata, antigo habitat natural do felino. O centro de Silves tem capacidade para receber 16 animais e integra a rede ibérica de reprodução de lince em cativeiro.

Uma equipa de investigadores brasileiros e canadianos descobriu que o tucano utiliza o seu longo bico como um radiador para regular a temperatura do corpo.
"O bico dos tucanos possui uma ampla área superficial, não tem isolamento térmico e é vascularizado, ou seja atende a todos os requisitos esperados de uma janela térmica", disse um dos autores do estudo, Denis Andrade, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São Paulo (Brasil).
Este aspecto funcional tinha passado completamente despercebido aos cientistas, que até agora centravam a sua atenção noutras funções, como o facto de o tucano intimidar outros animais, atrair companheiros, apanhar frutos em locais de difícil acesso ou predar ninhos. Em 2007 o Bisbis foi reconhecido como espécie endémica da Madeira – uma ave que não existe em mais nenhum sítio do Mundo. Dois anos mais tarde, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Birdlife International procuraram conhecer pela primeira vez quantos pássaros desta espécie existem, quais os habitats que prefere e qual o estatuto de conservação que lhe deve ser atribuído. Estima-se a existência de 300 mil aves, que se distribuem sobretudo consoante a altitude.

1 comentário:

ZIA disse...

Só pelo meu querido Tucano e pela beleza dos linces já valeu o post de hoje, para além da informação, sempre actual!
Abraços
ZIA