quarta-feira, 16 de setembro de 2009

“VAMIZI, a ilha esmeralda das Quirimbas”

O Verão está no fim mas só aqui … no hemisfério sul o calorzito continua e as águas quentinhas não arrefecem. E era já já que eu correria para as Quirimbas se um lote de razões não existisse!

Este sonhozito de fuga veio a propósito de uma reportagem da última revista “Focus”. E sabe-se lá se há quem sonhe como eu e como Carlos Queirós (esse mesmo, o seleccionador nacional, que investe na ilha e em vários projectos de apoio a Moçambique) !!

O arquipélago das Quirimbas fica a Norte de Moçambique,na província de Cabo Delgado - são ilhas coralinas, mais de 50 em linha norte-sul, entre a foz do Rovuma e a baía da Quissanga ( a 20 km de Pemba – ex-Porto Amélia). Vamizi é só uma delas.
Toda a intervenção na ilha é feita tendo em conta a conservação da Natureza, a garantia de continuar a ser local de desova das tartarugas e maternidade para as baleias corcundas. Os bancos de corais são cuidados e preservados, as praias são diariamente limpas (os barcos que navegam ao largo são grandes poluidores e tudo vem ter à praia). E as populações são respeitadas e integradas, vai ser construída uma escola e um centro de saúde, há uma Associação de Mulheres para que se desenvolvam as actividades tradicionais e, muito importante, criou-se um sentido de comunidade. E essas preocupações podem coexistir com um “resort”, um pequeno aeroporto e algumas casas – muita da construção feita com aproveitamento de matéria prima local ( casuarinas, por exemplo, que não são naturais da ilha e prejudicam o ecosistema).

Dez quilómetros de praia de areia fina, água azul-esmeralda a 33º, corais vivos, peixes tropicais, várias espécies de pássaros, macacos, mangais , um rio de água salgada (!!) . Entre Julho e Dezembro as baleias corcundas chegam para dar à luz, entre Janeiro e Agosto desovam as tartarugas verdes e de bico!

O que é preciso mais para irmos lá?? … (Será que posso levar o gato?)

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Fiquei com vontade de partir, tanto mais que ainda não fui de férias! :-))

Abraço

ZIA disse...

Que paraiso! Lá conseguíamos retemperara forças, recarregar baterias, ler, passear, tomar longos banhos, comer muito peixinho e, depois... não querer voltar. Acho que aceitariam o Amon!
Beijinhos e as melhoras
ZIA