quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O desejo dos cabindas




Há pouco tempo, um atentado contra a equipa de futebol do Togo fez lembrar a luta do povo de Cabinda pela sua independência. É uma luta tão antiga quanto a dos povos de Angola que, em 1975, viram os seus desejos concretizados. Os cabindas não. Portugal, que tinha sido potência dominante nos dois territórios, achou que tinha o direito de integrar Cabinda ( um protectorado português) num território que tínhamos colonizado : Angola , “de Cabinda ao Cunene”,como diziam os slogans colonialistas e se repete actualmente.

Diz uma de várias tradições que o Reino de Cabinda teve origem numa princesa do Reino do Congo que, depois de deixar o seu país em direcção ao litoral, acompanhada de familiares e dos seus três filhos gémeos, chegou, 15 anos depois, ao pequeno Reino de Ngoyo ( que fazia parte do grande Reino do Congo, situado na foz do rio Zaire) onde foi muito bem recebida, especialmente por um nobre rico com quem acabou por se casar. Sabendo disso, o seu pai resolveu desanexar três dos seus pequenos reinos ( entre os quais Ngoyo) e deu-os para que os governasse. Ela deu um deles a uma das suas filhas, outro ao seu filho gémeo e Ngoyo ( futura Cabinda), ficou para o filho que tivera com o nobre que a acolhera. Tudo isto se passou muito antes de Diogo Cão ter chegado à foz do rio Zaire ( 1491) e do Rei do Congo se ter passado a chamar D.João I …
Nos séculos seguintes, Portugal estabeleceu boas relações comerciais com os reis de Ngoyo/Cabinda e protegeu-os de invasões de ingleses, franceses e belgas tendo acabado por ver reconhecida a sua soberania .
Guerras internas e provocadas pela colonização europeia levaram à desagregação progressiva do grande Reino do Congo e à sua divisão pelos interessados europeus na Conferência de Berlim ( 1885) : o Congo Português ( Cabinda), o Congo Belga ( ex-Zaire e actual República Democrática do Congo), o Congo Francês ( ex-Congo Brazzaville, actual República do Congo). O território de Cabinda era, inicialmente, contíguo ao de Angola mas Leopoldo II da Bélgica exigiu mais tarde que o “seu” Congo tivesse uma saída para o Atlântico e Portugal concordou … Claro que esta divisão de interesses não respeitou nem a história nem as relações étnicas dos povos da região.
Tendo o Congresso de Berlim, que terminou na referida Conferência, decorrido entre 19 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885, representantes de Portugal e do povo de Cabinda assinaram ( pelo sim, pelo não …), um Tratado de pacificação da região e de protecção de invasões belgas, a 1 de Fevereiro de 1885 – o Tratado de Simulambuco. Foi assinado pelo representante do governo português Guilherme Augusto Capello (comandante de corveta «Rainha de Portugal») em nome do Rei de Portugal ( D. Luís) e pelos príncipes, chefes e oficiais do reino de
NGoyo colocando Cabinda sob protectorado português.
No tratado,
Portugal compromete-se a “ fazer manter a integridade dos territórios colocados sob o seu protectorado” e “ a fazer respeitar os usos e costumes do país”.
Na altura Cabinda estava separada de Angola pelo rio Zaire ( ou Congo) e só se tornou um enclave depois do acordo de cedência de território aos belgas, em Julho de 1913. Ficou a uma distância de cerca de 60 km do rio Zaire, fronteira norte de Angola, com uma fronteira marítima de 90 km , dimensões aproximadamente 12 vezes menores que Portugal e cerca de 300 000 habitantes.

Durante os anos de colonização Portugal foi esquecendo os compromissos assumidos com os dirigentes de Cabinda e, em 1956, Salazar decidiu , para reduzir custos, nomear um único Governador para os dois territórios – decisão contestada pelos cabindas que mais tarde constituíram a sua “frente de libertação” ( FLEC)

Depois do “25 de Abril” e na sequência do Acordo de Alvor estabelecido entre Portugal e os movimentos de libertação de Angola ( sem a presença da FLEC), Cabinda tornou-se a 18ª província de Angola e a partir daí, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) não deixou de reclamar o direito à independência. O Governo de Angola tem avançado com propostas de reconciliação, com um “ estatuto especial para Cabinda”, com representantes cabindas no Governo Central mas, na prática, dizem os dirigentes da FLEC, o investimento no território é quase nulo.
É uma luta difícil … 70% do petróleo exportado por Angola é de Cabinda que também é rica em diamantes, fosfatos, magnésio, madeiras ( do Maiombe, a segunda maior floresta do Mundo) …

É verdade : em Cabinda foi construído um grande estádio para Campeonato Africano de Futebol … foi um grande investimento!

Não luto pela FLEC, não defendo o governo angolano e não gostei da ligeireza com que Portugal tratou e trata a situação. Gosto dos cabindas porque sim … e lembro o cozinheiro dos meus tios que viviam no Zaire na década de 50 do século passado (!!), que era cabinda e eu gostava muito dele. Era alto e forte,. fazia sonhos de bacalhau como ninguém, contava-me histórias , levava-me às cavalitas quando ia ao mercado ( na rua) e inventava brincadeiras para entreter os miúdos. Recordo-o como um homem bom e não sei se é a recordação do Vasco ( todos os nativos tinham nome português …) ou se é este gosto de reagir à prepotência e à ganância que me fez e faz olhar para Cabinda com interesse .

Sem comentários: