sábado, 30 de janeiro de 2010

O primeiro eclipse solar de 2010


Foi no dia 15 de Janeiro e só hoje dei com uma pequena notícia sobre ele.
Valia a pena ter sido noticiado com destaque embora não fosse visível em Portugal. Será o maior do milénio. Foi um eclipse anular porque o Sol está mais perto da Terra em Janeiro e o disco da Lua não o consegue tapar por completo.

A NASA publicou a foto que mostra a área em que foi observado – especialmente no Sudeste Asiático e em África. A Birmânia ( Myanamar) foi o país onde se observou melhor e com maior duração ( 11 minutos e oito segundos). Começou a ocidente da República Centro-Africana e no sudoeste do Chade, passou pela República Democrática do Congo, Uganda, Quénia e extremo sul da Somália. Até à China a sombra percorreu cerca de 12 900 km à superfície da Terra.
Um nómada massai de uma localidade a 50 km de Nairobi, reuniu os seus filhos, a família e os amigos e, com óculos próprios observou o fenómeno pela primeira vez. No twiter comenta : “Os pássaros cantam. Começa a fazer frio. Dir-se-ia que é noite”. ( eu também queria ter estado lá)

Valia a pena ter sido notícia porque “ uma tão longa duração de eclipse anular não se repetirá antes de mais de mil anos ( 23 de Dezembro de 3043) “ !!!

Esse não vamos ver também! Nem o próximo, a 11 de Julho.

Sem comentários: