sábado, 23 de janeiro de 2010

VAN GOGH ( 1853-1890)


Hoje é inaugurada em Londres uma exposição sobre Van Gogh, a maior desde 1986.
Esta exposição propõe dar a conhecer a obra do artista à luz das suas cartas, 65 quadros e 35 desenhos. O projecto de pesquisa sobre a correspondência durou 15 anos e foi realizado pelo Museu Van Gogh e pelo Instituto Huygens da Academia real de Artes e Ciências da Holanda.
As cartas são dirigidas principalmente ao seu irmão e confidente Theo, mas também a outros membros de sua família e a colegas artistas como Émile Bernard, Paul Gauguin, entre outros.
As cartas revelam aspectos mundanos, poéticos e artísticos e delas não parece intuir-se o artista louco, o “génio torturado” que corta parte de uma orelha , que é internado num asilo e se suicida aos 37 anos. Parecia dedicar-se à sua arte de forma determinada , querendo pintar cada vez melhor, querendo superar-se sempre - “ por mais que eu ame a paisagem, amo ainda mais as figuras, mas essa é a parte mais difícil”.
Van Gogh parece nunca desanimar apesar de não ser reconhecido nem recompensado pelos seus esforços – “ segundo Dumas, apenas vendeu um ou dois quadros em vida”.
A exposição londrina acaba com a última carta enviada ao seu irmão, a 23 de Julho de 1890, quatro dias antes do suicídio com um disparo no peito . Nela, Van Gogh agradece a Theo pela nota de 50 francos que este lhe tinha enviado e inclui apontamentos de uns quadros que acabara de pintar pedindo ainda material de pintura para ele e um artista holandês hospedado no mesmo albergue.

A exposição pode ser vista de 23 de Janeiro a 18 de Abril. É só ir a Londres, à Academia Real.

Sem comentários: