sábado, 6 de fevereiro de 2010

FIB – Felicidade Interna Bruta


Falámos há tempo deste indicador, usado no Butão para aferir o grau de satisfação da população. Orienta-se por quatro grandes finalidades : desenvolvimento sócio-económico equitativo; preservação e promoção da cultura; conservação do meio ambiente e boa governação. Depois de anos de uma prática empírica ( desde 1972), foi criado um questionário que os cidadãos respondem a cada dois anos, dividido em nove áreas : bem-estar psicológico, uso do tempo, vitalidade da comunidade, cultura, saúde, educação, ambiente, nível de vida e governação. A partir dos resultados obtidos definem-se estratégias.
Parece simples, inteligente e dizem que é eficaz. Mas o Butão é muito longe, é um país pequeno, a população deve ser pouco ambiciosa, a sociedade de consumo não os deve ter corrompido, …
Bem, a novidade é que há na Europa quem ande a estudar o FIB para tentar alterar a estrita interpretação do PIB – Produto Interno Bruto, indicador que mede a produtividade dos países deste lado do mundo.
Constatou-se que altos níveis de PIB não correspondem necessariamente a maior bem-estar e felicidades das populações. E é assim que em França foi criada uma comissão com gente famosa ( alguns prémios Nobel da Economia), que concluiu ser necessário introduzir novos indicadores num conceito mais alargado do PIB, tais como : bem –estar psicológico e saúde, cultura, nível de vida, desigualdades sociais, governação …
Assim seja.

1 comentário:

ZIA disse...

Estamos mesmo a precisar de ser ouvidos e a precisar de conhecer o que os outros pensam ser importante para as suas e nossas vidas. Por mim estou disposta a responder a esses inquéritos todos, bem diferentes daqueles que nos fazem telefonicamente e que só têm como finalidade impingir-nos coisas que não queremos. Depois, só faço uma exigência - que me dêem ouvidos e me dêem respostas rápidas e concretas.
Tudo pela nossa melhor felicidade!
Abraços
ZIA