domingo, 7 de março de 2010

HISTÓRIAS BOAS DO MUNDO – 6

Falamos há tempo ( em 2008!!) do bom exemplo da Estónia que conseguiu juntar 50 mil pessoas a limpar o país em 5 horas. Dizíamos como seria bom que a iniciativa se multiplicasse. Não sabemos se outros países tomaram idêntica iniciativa mas foi gratificante saber que Portugal está a organizar uma “limpeza nacional” para dia 20 de Março.
O projecto “Limpar Portugal” nasceu de uma conversa entre três amigos . A existência de um recurso tecnológico, a “plataforma de geo-referenciação”, inventado por portugueses em 2008 ajudou a referenciar locais de intervenção. Esta semana já havia indicação de nove mil pontos de depósitos não autorizados de lixo e 35 mil voluntários inscritos ( entre pessoas individuais e colectivas). Até 20 de Março estimam-se 100 mil voluntários em todos o país – entre eles Cavaco Silva e a ministra do Ambiente…

Se andar por aí e encontrar uma lixeira “ basta ter um GPS e introduzir a informação no sítio
http://www.3rdblock.net/” - não tenho GPS e não confirmei…
Para saber mais sobre a campanha pode consultar-se
http://www.limparportugal.org/

Pareceu-nos uma boa história mas seria muito melhor saber que vivíamos num país de gente responsável que não atira lixo para o quintal do vizinho, que não passeia o cão e deixa os cocós para quem os calcar, que tem serviços camarários de limpeza com gente responsável que limpa e não “assobia para o lado”, que não produz lixo informativo que não há campanha que limpe, …

Pensemos só nas Histórias Boas!

1 comentário:

ZIA disse...

Nem mais! Eu também penso assim e, como detesto confusão e balbúrdia, vou continuar com os meus gestos cívicos, amigos da natureza. Nesse dia vou aproveitar fazer qualquer coisa de que goste muito, para me presentear de ter sido sempre uma pessoa que respeita muito a natureza mas apoio e louvo a iniciativa, claro!!
Abraços
ZIA