quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Mundial do Café

Estes “dias de…” são cada vez mais. Não procuro justificações e, neste caso, porque achei curioso e nunca tinha dado pela comemoração, apeteceu-me deixar aqui uma homenagem à única bebida, para além da água, que tenho de consumir todos os dias. E não é que até descobriram que faz bem a tudo? São as doenças cardiovasculares, de Alzheimer e de Parkinso, o cancro ; aumenta a capacidade de atenção e concentração, combate o desânimo e a depressão.

Para comemorar este dia, ontem, 13 de Abril, foi criada a Confraria do Café, que reúne empresários do sector e várias personalidades como D. Duarte Pio.

Sobre a história do café deixamos um vídeo do youtube e, de seguida, umas receitinha para festejar.

- Frapê de café –
Ingredientes : 2 chávenas de café forte e frio ; 2 chávenas de gelado de baunilha ou caramelo ou pêssego.
Preparação : coloque os copos ( tipo copo de água) no frigorífico antes de preparar o creme ; bater o gelado com o café e um pouco de açúcar no liquidificador até que fique com espuma. Servir nos copos bem geladinhos …
- Café vienense -
Ingredientes : 4 pedacinhos de chocolate meio amargo; açúcar, 4 colheres de leite condensado ( ou creme de leite), 4 chávenas de café bem forte; canela, cacau ou raspa de laranja para enfeitar
Preparação : Derreter o chocolate, o açúcar e o leite em lume brando. Junte o café e leve ao lume sem deixar ferver. Coloque em chávenas grandes e polvilhe com canela, cac\au ralado ou raspa de laranja.

2 comentários:

ZIA disse...

Rica ideia e com este tempo cinzento e o fim de semana quase a bater à porta, já ia mais um cafezinho e uma das tuas sugestões!! Mas por hoje....basta, já comi dois maravilhosos choux à bimby, mmmm muito bom!
ZIA

peonia disse...

Muito interessante a história do café.
Afinal, parece que não faz mal nenhum, o café só tem vantagens!Mas, pelo sim, pelo não, fiquemos pela moderação...