domingo, 2 de maio de 2010

Histórias Boas do Mundo – 15

A comemoração dos 50 anos da cidade de Brasília, pareceu-nos ser uma Boa História para esta semana.
Ideia do Marquês de Pombal ( não sabia), foi a determinação do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira , o engenho e arte de Óscar Niemeyer e a originalidade do plano urbanístico de Lúcio Costa que tornaram o sonho possível. Foi o trabalho de muitos durante três anos e meio ( tão pouco!) que permitiu a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em 21 de Abril de 1960. Hoje é Património Histórico e Cultural da Humanidade ( Unesco, 1987).

Nasceu nos “confins de Judas”, como disse o escritor Rubem Braga, com 140 mil habitantes ; tem hoje 2 600 milhões ! É bom recordar que, de acordo com o último censo de 2008, Lisboa tem pouco mais de 480 mil habitantes e a sua área metropolitana 3 milhões.

Niemeyer “ desenhou-lhe os edifícios com curvas”, “ porque de curvas é feito o universo : a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida”. E desejou que ela fosse o local perfeito para o “homem novo” … Conseguiu uma cidade-Património da Humanidade mas quanto ao “homem novo” …
A governação local não tem sido “o orgulho da Nação” - com sucessivos escândalos de corrupção, sexo e abuso de poder foi posta em risco as comemoração dos 50 anos. Mas aconteceram com brilho e com um lema cheio de Esperança : “ Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” ( Chico Xavier). Isto é bem de um povo com auto-estima e que acredita poder superar-se.

E o lema também é uma “ história boa” que podíamos adoptar.

Sem comentários: