sexta-feira, 21 de maio de 2010

“ A Matemática e os seus encantos”


É um Ciclo de Conferências que a Fundação Calouste Gulbenkian está a organizar, da responsabilidade do director do serviço de Ciência, Dr.João Caraça.
A 19 de Maio aconteceu a 2ª Conferência : “ A Matemática nas Comunicações Confidenciais”, por António Machiavelo, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No dia 23 de Junho será a última : “ Simetria Passo a passo”, da responsabilidade de Ana Cannas da Silva, do Instituto Superior Técnico de Lisboa. A 1ª foi sobre “ A Beleza da Matemática das Conchas e Búzios, em Abril .
Qualquer delas tem como objectivo reunir quem gosta e sabe matemática e quem diz que não gosta e não sabe … é que “observar conchas e búzios, decifrar códigos de sociedades secretas ou dar um passeio por Lisboa podem parecer actividades muito estimulantes”.
O entusiasmo de João Caraça lembra que Galileu afirmava : “ A Natureza é como se fosse um livro escrito em linguagem matemática” e isso significa que “A nossa ligação ao mundo é feita através da Natureza, nós compreendemo-la e transformamo-la e por isso não podemos deixar de perceber os seus padrões” – e esses é a matemática que os descobre e estuda. E conclui :
“ Ser-se moderno é gostar de Matemática” !!

Quando as crianças e jovens descobrirem isso … acabou-se o TABU! Aleluia!!

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Foi pena só ter começado a gostar de Matemática no antigo 5º ano, graças à mudança de professor...
A minha inclinação para as Leytras deceu-se a isso!

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Ressalvo a palavra "Letras"... :-))

peonia disse...

A Matemática tem os seus encantos, importa é descobri-los. E esse será o papel da família e dos professores.