quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estranho e assustador




Sabemos que é época de tempestades tropicais com nome de mulher. E foi a primeira, “Agatha”, que provocou, no final de Maio, na Cidade da Guatemala, a espantosa cratera que a fotografia mostra : tem 60 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro, “engoliu” um prédio de três andares e matou duas ou três pessoas ( uma está desaparecida).
Os geólogos investigam a rapidez do desastre ( uma hora depois de começar a chover) e a forma circular da cratera. Primeiro a causa foi atribuída exclusivamente às chuvas e à existência de um subsolo rico em calcário e outras rochas solúveis. A rapidez do acidente levou também a pensar na existência de uma corrente subterrânea que já tivesse provocado a formação de grutas destabilizando o terreno. Mas, o facto de ter havido um outro desabamento no mesmo sítio ( sem as dimensões deste), leva os geólogos da Agência Nacional da Guatemala para os Desastres Naturais a fazer uma investigação mais profunda e abrangente.

Outras crateras têm acontecido noutros locais e há registos delas em vários estados dos EUA mas com dimensões muito menores. A situação mais espectacular conhecida aconteceu em 1999 quando, na Florida, o lago Jackson com 16 quilómetros quadrados, desapareceu.
Por outro lado, nas outras situações de grandes crateras , a abertura é progressiva à medida que a erosão vai crescendo e na Cidade da Guatemala a abertura foi súbita e total.

Sem comentários: