domingo, 13 de junho de 2010

Histórias Boas do Mundo 21

Recentemente foram noticiadas algumas iniciativas de intervenção cívica e cultural, em Lisboa, que nos mereceram atenção e vontade de partilhar, aqui, nesta nossa secção:


Cansada dos dejectos dos cães espalhados pelos terrenos da freguesia de Carnide, a Junta decidiu munir de sanitas e rolos de papel higiénico gigantes vários espaços sob a sua alçada. A situação faz sorrir muitos, é irreverente, para outros mas, sem dúvida educativa no sentido de responsabilizar os donos dos animais. Para que a medida tivesse maior impacto junto das famílias, a Junta decidiu envolver as crianças das escolas do 1º ciclo a quem foram encomendados uns espanta -cocós, inspirados nos tradicionais espanta-pardais, para espalhar nos jardins dos diferentes bairos. Medida de formação e informação que se deseja chegue também a outros bairros de Lisboa.

• Cem buracos foram tapados, em Lisboa, nas zonas da Baixa, Chiado, Príncipe Real, Alexandre Herculano e Av. Brasília, numa iniciativa de parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a agência The Street. Durante dois dias, empregados da CML taparam e repavimentaram buracos, assinalando a intervenção com a mensagem Piso Reparado e o logótipo da marca de fita-cola Tesa, para chamar a atenção da população em geral. Melhorou-se o pavimento, deu-se visibilidade à intervenção conjunta da CML e da empresa especializada em Street Marketing e, mais uma vez, se mostrou como é importante para os cidadãos verem melhorado o piso das suas ruas. A quem de direito fica aqui o nosso aviso – há ainda muitas centenas de buracos, em Lisboa, aguardando por uma intervenção semelhante.



• Na Av. Fontes Pereira de Melo, uma das mais movimentadas e também das mais descaracterizadas de Lisboa, nestes últimos tempos, surgiram, há poucos dias, uns enormes e vistosos graffitis. Visivelmente satisfeitos uns, muito contrariados outros, os transeuntes lá foram dando a sua opinião. Ficámos a saber, pela imprensa, que se trata da primeira de quatro intervenções da responsabilidade de Crono, um grupo de graffiters, liderados pelo artista urbano Pedro Soares Neves. Na verdade, este grupo redigiu um manifesto, dirigiu-se à CML e assumiu uma intervenção em locais abandonados, desenvolvendo trabalhos de pintura de embelezamento e impacto urbano. Desta vez, contaram com a colaboração dos brasileiros Os Gémeos, que actualmente expõem também a sua obra no CCB, do italiano Blu e do espanhol Sam3. As restantes propostas de intervenção estão previstas para as outras estações do ano, em Outubro, Dezembro deste ano e ainda em Março de 2011. Nem todos gostarão mas lá que a cidade ganha cor, movimento e polémica isso é bem verdade. Muita tinta e muito spray ainda vai correr sobre este assunto.
Ficam algumas imagens destas que são Boas Histórias do Mundo, do nosso mundo, da nossa cidade!




2 comentários:

goiaba disse...

Não sei se o autarca de Carnide conseguiu que os donos dos cãezinhos percebessem. Bom será que o tenha conseguido.
É bom saber o que se passa "de bom" nesta cidade. Obrigada.

irene andrade disse...

Belíssimos graffitis ! Aqui a minha terra precisava dumas coisas destas nas paredes.Uma boa sugestão para o Departamento de Arte e Design da UMA.Se eu soubesse fazer a transferência mandava isto para o site deles.bj.