domingo, 27 de junho de 2010

Histórias Boas do Mundo – 23


Não é que não haja por aí muito boas histórias ( !!) mas tropeçamos numa descoberta que pode ser interessante para o nosso Mundo, sendo ou tendo sido, importante noutros Mundos : ÁGUA em abundância, na Lua e em Marte.

Cientistas do Instituto de Geofísica do Laboratório Camegie em Washington descobriram que o interior da Lua contém cem vezes mais água do que se pensava – água que se conservou dentro do magma quente quando da formação do satélite ( 4,5 mil milhões de anos). Esta descoberta foi feita nas amostras trazidas pelas missões “Apolo”.
E assim se desfez o mito da Lua seca.

Quanto a Marte, um estudo publicado na revista “Nature Geoscience” relata um trabalho de investigadores da Universidade do Colorado que concluíram : “ um vasto oceano terá coberto um terço da superfície do planeta Marte, há 3,5 mil milhões de anos”. A descoberta foi feita a partir da análise de 52 depósitos sedimentares de deltas de rios extintos, 29 dos quais estariam ligados a um antigo oceano ou a águas subterrâneas e vários lagos. “Admite-se que Marte teria um ciclo hidrológico global parecido com o da Terra, com precipitações, escoamentos superficiais, formação de nuvens, acumulação de gelos e águas subterrâneas”.
São conclusões de estudos que resultam das missões de observação em Marte, desde 2001 – pela NASA e pela Agência Espacial Europeia.

Nota: informações colhidas em “Ciência Hoje”

1 comentário:

Mar Lis Goiaba disse...

Para mim não foi novidade pois nas mensagens(canalisadas) dos Plêiadeanos existe muita informação sobre a formação da lua e de Marte. Segundo o seu relato os habitantes de Marte habitam o interior deste planeta.