quarta-feira, 2 de junho de 2010

Manhã cinzenta, memória de tempo.

Hoje está um dia húmido e quente, parece que vai desabar sobre a cidade uma grande trovoada. Daqueles dias em que a preguiça nos invade e parece que tudo pára.
Há pouco fui até à papelaria da esquina buscar umas revistas e passei pelo mini mercado da praça para fazer umas pequenas compras. Não havia qualquer movimento de pessoas, parecia o meu Alentejo na hora da sesta. A senhora da papelaria dormitava e o casal do mini mercado abria a boca com vontade de uma soneca. Há momentos em que por qualquer circunstância, (cheiro, atmosfera ou cor) nos transportamos para as memórias de outros tempos. Foi o que aconteceu nesta tarde…lembrei-me do verão no Alentejo.
Tardes que duravam uma eternidade nas férias grandes e em que o suor e a cal se misturavam no ar. Noites em que brincava na rua e via os vizinhos sentados nos degraus das portadas, cavaqueando até tarde. Só se regressava ao interior das casas quando um ventinho mais fresco nos devolvia alguma energia perdida.
Nessa época, a que recordo agora, as casas ainda não tinham água canalizada e nem todos tinham electricidade. Portanto, aproveitávamos o longo serão para ir à fonte que, por acaso, se chamava “fonte das bicas” e tinha realmente várias bicas.
Ainda lá está a fonte, só que já esgotou a sua nascente! As bilhas modeladas naquele barro vermelho da região cheiravam a terra molhada e mantinham a água sempre fresca. Quando voltávamos da fonte, tínhamos espaço de tempo para cantar, numas rodas de miúdos, as cantigas da época e fazíamos os jogos tradicionais correndo atrás de lenços, fazendo pontes com os braços ou casando alguém no centro da roda( “quem anda no meio é bem bonitinho…e para casar tem certo jeitinho!!.....”).
O tempo passou muito rápido, isto são só memórias… que bom hoje haver ventoinhas, ar condicionado, televisão, computadores, água com abundância nas torneiras … só lamento as cantigas de roda, essas músicas e letras tradicionais que nos faziam rir, pular e ser muito felizes!

2 comentários:

ZIA disse...

Traduziste bem o sentimento que se apoderou de nós hoje, foi contagiante!! E nada sepodia fazer para o contrariar...
Gostei das imagens!
Jinhos
ZIA

goiaba disse...

Quando se "anda" para o passado e fazemos comparações é espantoso - para o bom e para o menos bom.
Gostei.